Publicada em 14 de Junho de 2015 �s 08h57
Mais de três mil pessoas participaram, na tarde deste sábado (13), da IX Caminhada pela Acessibilidade. O percurso seguiu pela avenida Raul Lopes, com início nas mediações da Ponte Estaiada até o Parque Potycabana, onde uma programação especial foi montada para receber as pessoas que prestigiaram o evento.
Estiveram presentes na caminhada o governador Wellington Dias, a vice-governadora Margarete Coelho, a secretária estadual de Educação, Rejane Dias, o secretário estadual de Justiça, Daniel Oliveira, além de parlamentares e outras autoridades.
Várias entidades que trabalham em prol das pessoas com deficiência participaram do evento, tais como o Conede-PI, Associação dos Deficientes Físicos de Teresina (Adeft), Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), Associação dos Cadeirantes do Município de Teresina (Ascamte), Associação de Amigos dos Autistas (AMA), entre outras.
O secretário da Seid, Mauro Eduardo, agradeceu a presença de todos na Caminhada e falou das conquistas alcançadas pelas pessoas com deficiência no Piauí. "Há nove anos quando começamos essa caminhada, eram 100 pessoas presentes e hoje vemos uma multidão. Nós não tínhamos ônibus acessíveis e hoje temos 38% da frota com acessibilidade; não tínhamos o transporte eficiente e um centro de reabilitação e hoje temos. Buscamos sensibilizar os gestores, a sociedade, os órgãos públicos e privados sobre o direito primordial para uma pessoa com deficiência: que é o direito à acessibilidade", destaca o gestor.
O governador Wellington Dias disse que é preciso avançar mais nos direitos das pessoas com deficiência e se colocou à disposição para buscar mais conquistas. "Avançamos, mas ainda temos muita coisa para fazer. Precisamos crescer ainda mais, por exemplo, na saúde mental, na audição e prevenção. Estamos aqui como autoridade e nos comprometendo a trabalhar", declarou.
A secretária Rejane Dias falou que está trabalhando para avançar na educação inclusiva no Piauí e reafirmou seu compromisso com a causa da pessoa com deficiência. "Aprovamos nosso próprio Estatuto da Pessoa com Deficiência, que é o segundo no país, no momento importante em que a Lei brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, que é o Estatuto Nacional, foi aprovada. Vamos avançar, cada vez mais, de forma unida para buscando a melhoria, o respeito e dignidade para as pessoas com deficiência", destacou a gestora.