Publicada em 11 de Outubro de 2013 �s 15h00
A Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seduc), através do Centro de Referência em Formação dos Profissionais da Educação Antonino Freire, realiza nesta sexta-feira (11), a formatura de 207 especialistas do Projovem Campo - Saberes das Terra, contemplando profissionais de 48 municípios do Estado do Piauí. A iniciativa é resultado de uma parceria entre Seduc e Ministério da Educação (MEC).
De acordo com a coordenadora da Especialização, Evana Araújo, a capacitação objetiva a qualificação dos profissionais que atuam na área. "Os professores que estão se formando fazem parte da turma piloto. A experiência deu tão certo que já iniciamos uma segunda turma em setembro", informa Evana Araújo.
Para os formandos, a qualificação inova a forma de lidar com o aluno do campo. "Antes havia uma homogeneidade no tratamento do aluno da zona urbana e da zona rural, hoje é clara a necessidade dessa separação entre as duas propostas pedagógicas para atingir os objetivos", explica o especialista Jesimiel Amaral, do município de Buriti dos Lopes. Isso significa a superação de um modelo de educação "importado" da educação urbana.
Essa proposta desenvolvida no Piauí é pioneira e, recentemente, foi destaque no I Simpósio Internacional de Geografia Agrária realizado em João Pessoa, na Paraíba. Durante o simpósio o professor Juscelino Lima, do quadro docente do projeto Projovem Campo- Saberes da Terra, autor do artigo "Ensinando no Campo, Dialogando na Cidade: Trajetória e Resultados em uma Formação Continuada no Estado do Piauí", fez a apresentação da experiência desenvolvida no Estado, na educação do campo.
Os resultados do Projovem Campo - Saberes da Terra têm reflexos que vão além da sala de aula, mas refletem, principalmente, nas políticas públicas voltadas para o município na área rural, em áreas como inclusão social, cidadania e economia solidária. Segundo Evana Araújo, como a política de educação do campo está se expandindo, também foi criado o Pronacampo, que é um programa que vai agregar todas as formações relacionadas à educação no campo.
Os 207 especialistas receberão os certificados das mãos do secretário estadual da Educação, Átila Lira. A solenidade está marcada para as 19hs desta sexta-feira (11), no auditório do Instituto de Educação Antonino Freire.