Os irmãos gêmeos Breno Lopes Ferreira e Bruno Lopes Ferreira, de 16 anos, foram encontrados mortos na manhã desta segunda-feira (1º) nas águas da Barragem do Sossego, zona rural de Barras, a 128 km de Teresina. Eles estavam desaparecidos após se afogarem no local no domingo (31).
Esse foi o quinto afogamento registrado em quatro dias no Piauí. Veja os outros casos ao final da matéria.
As buscas foram retomadas nesta segunda pelo Grupo de Resgate Voluntário (GAV) de Barras e uma equipe do Corpo de Bombeiros Militar (CBM). Segundo a Polícia Militar, os irmãos caminhavam sobre a parede de cimento da barragem quando a força da correnteza arrastou um deles. O outro teria tentado salvá-lo e também se afogou.
O GAV de Barras, que iniciou a procura pelos irmãos ainda no domingo, afirmou que o local é de difícil acesso devido à força da água.
A Escola Municipal Benedito José da Silva, onde Breno estuda, divulgou uma nota de pesar pelo falecimento dos gêmeos. Confira abaixo:
A Escola Municipal Benedito José da Silva manifesta o mais profundo pesar pelo falecimento do aluno Breno Lopes Ferreira, do 9º Ano, e de seu irmão gêmeo Bruno Lopes Ferreira. Nesse momento doloroso, nossa solidariedade à família e aos amigos.
Cinco casos em quatro dias
Na manhã desta segunda, Raniele Lopes da Silva, de 31 anos, foi encontrado morto às margens do Rio Parnaíba, no bairro Rua Nova, em Porto do Piauí, a 197 km de Teresina.
Os pais da vítima relataram que o filho tinha ataques epilépticos, caiu dentro da água e se afogou. A Polícia Militar do município isolou o local e o Instituto Médico-Legal (IML) recolheu o corpo de Raniele.
Já no domingo, Fabrício Dantas de Carvalho, de 18 anos, foi encontrado morto na Barragem do Estreito, em Francisco Macedo, a 400 km da capital. Um vídeo publicado nas redes sociais (assista acima) mostra banhistas comendo e bebendo enquanto o IML estava a caminho do local para recolher o corpo do jovem.
Conforme populares, Fabrício tentou atravessar a barragem sem saber nadar e acabou se afogando. O corpo foi achado, no início da noite, pela Polícia Militar do município.
Na última terça-feira (26), a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh-PI) indicou que a Barragem do Estreito, ao lado de outros sete açudes, havia atingido a capacidade máxima após fortes chuvas. A barragem está localizada na divisa do Piauí com os estados do Ceará e de Pernambuco.
O quinto caso aconteceu na última sexta-feira (29) em Brejinho, Zona Rural de Luís Correia, a 350 km de Teresina. Antônio Felipe Pereira Neto, 26 anos, foi encontrado morto em um rio após ficar mais de 24 horas desaparecido.
Conforme a Polícia Militar, o homem estava tomando banho no local com amigos quando sumiu nas águas. Houve buscas por ele, mas sem sucesso. O principal indício é de morte por afogamento.
Orientações para um banho seguro
A campanha Banho Seguro, instituída pelo governo do Piauí, conscientiza banhistas a respeito dos riscos de afogamentos e das medidas de prevenção para evitar as ocorrências. Algumas orientações são:
Utilizar boias e coletes salva-vidas;
Não ingerir bebida alcoólica;
Verificar se o local é propício para a frequência de crianças, idosos e gestantes;
Verificar se o local é de difícil acesso ou não;
Sempre adentrar na água acompanhado de uma pessoa que saiba nadar.