O governador Wellington Dias entregou, nesta segunda-feira (17), duas vans adaptadas, uma para a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Ipiranga e outra para a Prefeitura de São Gonçalo. Os veículos foram adquiridos para o transporte de pessoas com deficiência.
As vans irão facilitar o acesso dessas pessoas a serviços como saúde, educação e lazer. "São pessoas que precisam ir à escola diariamente, fazer tratamento de reabilitação em Teresina e até se divertir um pouco no litoral. Os veículos serão utilizados para isso e essas pessoas terão os serviços básicos atendidos", afirmou o governador.
Em Ipiranga, cerca de 100 pessoas são atendidas pela Apae e utilizarão os veículos. Já em São Gonçalo, 50 pessoas irão usufruir do transporte. "São Gonçalo era a cidade com maior número de PCDs e lá o Governo do Estado, em parceria com o município, fez um trabalho de intervenção. Atuamos fortemente implantando um Centro de Fisioterapia, um Conselho Municipal de Defesa dos Direitos das PCDs, um projeto modelo de acessibilidade e hoje damos mais um passo importante para a melhoria da qualidade de vida das pessoas das duas cidades", pontuou o secretário de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência, Mauro Eduardo.
Os dois veículos foram orçados em R$ 400 mil, dinheiro oriundo de duas emendas parlamentares, sendo uma da deputada federal Iracema Portella, que destinou a van para a cidade de São Gonçalo. A outra emenda é do deputado Rodrigo Martins (PSB), que destinou a van para a Apae de Ipiranga.
"Esse benefício irá fazer a diferença na vida de muitas pessoas. Eu, por exemplo, muitas vezes deixo de ir à escola por causa da distância e dificuldade de pegar ônibus. Agora pretendo ir com frequência", disse Maria Valdirene, uma das pessoas com deficiência de Ipiranga que utilizará a van.
Autoria: Lorenna Costa e Aline Medeiros