Publicada em 27 de Outubro de 2015 �s 17h35
Um convênio foi anunciado no valor de R$ 5,2 milhões para custeio da execução do Crédito Fundiário no Piauí. O repasse é para operacionalização do programa e vai possibilitar maior acompanhamento por parte da unidade técnica estadual às mais de 18 mil famílias que são assistidas pela iniciativa.
“Há quatro anos não havia convênio entre o Ministério do Desenvolvimento Rural (MDA) e o Governo do Estado do Piauí, esse repasse vai garantir o deslocamento necessário dos técnicos para acompanhar de perto as famílias beneficiadas”, ressalta a diretora do Crédito Fundiário, Patrícia Vasconcelos.
A perspectiva é que até o dia 10 de novembro, o convênio seja assinado para que, ainda esse ano, seja iniciada a execução do investimento no Piauí. O acordo é entre o MDA e o Governo do Estado do Piauí, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Rural (SDR).
Outro investimento destinado ao Crédito Fundiário é o contrato de repasse no valor de R$ 1,3 milhão, para ser aplicado na reestruturação produtiva de alguns assentamentos que possuem acompanhamento técnico, visando potencializar e aumentar sua produção.
“O beneficio alcança 1.100 famílias que já produzem e comercializam através do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), e que irão receber através do contrato de reestruturação produtiva um incentivo a mais para aumentar e fortalecer a produção”, acentua a diretora do programa.
O contrato é um acordo entre o MDA, Caixa Econômica Federal e SDR, destinado exclusivamente para investimentos de reestruturação produtiva em assentamentos. Em 2015 já foram realizados 139 vistorias de áreas para implantação de novos assentamentos. No Piauí existem 670 assentamentos que acomodam 18.048 famílias.