Publicada em 13 de Julho de 2015 �s 15h24
Trinta e seis internos do sistema penitenciário piauiense receberão certificados do curso de Construção Civil nesta terça (14), às 9h, na Colônia Agrícola Major César Oliveira. O curso, com aulas teóricas e práticas, foi iniciado em maio deste ano, como parte do programa Qualifica Piauí, que leva capacitação aos piauienses em caminhões itinerantes de alta tecnologia.
O programa é uma iniciativa do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Justiça do Estado (Sejus) em parceria com a Secretaria do Trabalho e Empreendedorismo (Setre).
O secretário de Justiça, Daniel Oliveira, destaca a importância do projeto na efetivação das ações voltadas à reintegração dos detentos à sociedade, sobretudo ao garantir qualificação para o trabalho. “Alguns desses internos já têm vaga garantida no mercado de trabalho. Eles vão, portanto, colaborar com a sociedade trabalhando, gerando renda e prestando serviços”, pontua Daniel Oliveira.
O secretário de Justiça do Estado enfatiza que projetos como este, que têm sido fomentados pela Secretaria de Justiça nas unidades prisionais, funcionam como “vetores de transformação social”. “Acreditamos que educação e trabalho são instrumentos eficazes de transformação social e de consolidação da cidadania. Buscamos, por meio deles, promover a ressocialização e diminuir a reincidência”, diz.
O programa Qualifica Piauí deve beneficiar, também, cerca de cem internas da Penitenciária Feminina de Teresina, com cursos nas áreas de Embelezamento e Corte e Costura.