Publicada em 02 de Dezembro de 2013 �s 18h04
Durante essa semana o posto da Polícia Federal no Aeroporto Petrônio Portela receberá os 120 estudantes da rede pública estadual de ensino que foram selecionados para o projeto Aprender é uma Viagem, onde serão emitidos os passaportes dos jovens estudantes. Após solicitação do Governo do Estado, através da Secretária de Estado de Educação e Cultura, a Polícia Federal realizará atendimento em regime especial para os primeiros alunos do programa de intercambio escolar.
“Estamos agilizando a documentação necessária para que estes alunos possam embarcar no final de janeiro e já iniciar o período letivo no exterior. Esta parceria com a Polícia Federal nos permite ganhar tempo, tendo em vista que os passaportes serão entregues no prazo de oito dias. Até o próximo dia seis todos os selecionados devem passar por aqui e apresentar a documentação necessária, acompanhado dos pais”, explicou Ivanilde Castro, coordenadora do projeto Aprender é uma viagem.
Isabela Maria, 15 anos, estudante do 1º ano do Ensino Médio do Centro de Ensino Médio de Tempo Integral João Henrique de Almeida Sousa, foi uma das primeiras participantes do programa a levar a documentação para emissão do passaporte. Acompanhada do pai e da irmã, Isabela não esconde o nervosismo e a expectativa de ir estudar em outro país. “Estou muito ansiosa; sei que é uma oportunidade única. Espero aprender muito nos Estados Unidos, conhecer coisas e culturas diferentes”, declara.
Para o arquivista Francisco de Assis, pai de Isabela Maria, esse programa é uma forma de reconhecer os bons alunos e ainda proporcioná-los uma experiência que os pais não têm condições financeiras de arcar. “Não temos condições de pagar para que nossas filhas estudem no exterior, agradeço demais ao governador Wilson Martins pela iniciativa pioneira. Quando Isabela compartilhou a idéia, demos total apoio, pois é uma chance única de se capacitar e ter contato com outra língua, outras culturas”, destacou emocionado.
O projeto "Aprender é uma viagem" é uma iniciativa do Governo do Estado do Piauí, através da Seduc. Os 120 estudantes da rede pública, selecionados pelo programa, irão estudar um semestre letivo nas melhores instituições de ensino do Canadá, Estados Unidos, Nova Zelândia, Argentina, Chile e Espanha. A ida dos jovens está prevista parada o início de 2014. Eles terão todas as despesas pagas além de uma bolsa de US$ 300.
“Tem sido muito satisfatório tudo que envolve esse projeto. O trabalho tem sido intenso para que tudo esteja pronto para o embarque deles em janeiro. Inclusive, o governador Wilson Martins já sinalizou a seleção de uma segunda turma que deve embarcar no segundo semestre de 2014”, disse Ivanilde Castro.