A Prefeitura de Teresina apresentou nesta sexta-feira (16) o novo modelo a ser implantado no transporte público da capital a partir deste sábado (17). A partir de agora as 97 linhas passam a fazer parte do sistema de integração e o usuário terá até duas horas para pegar o segundo ônibus. As linhas diametrais como Rodoviária Circular, Universidade Circular, Mocambinho/Porto Alegre, Promorar/Mocambinho e Poti Velho/Bela Vista não são contempladas na integração.
Segundo a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans), os consórcios Poty, Urbanus, Theresina e empresa Transcol ficarão responsáveis pelo serviço nas quatro zonas da capital. O consórcio Poty no novo sistema será responsável pelo serviço na zona Norte, o Urbanus na zona Leste, o Theresina na zona Sudeste e a empresa Transcol na zona Sul da cidade.
Os ônibus continuam a ser identificados através de cores de acordo com cada zona. Aqueles que terão uma barra verde circularão na zona Norte da cidade, já os que possuem a barra vermelha operarão na zona Leste. Na zona Sudeste as faixas serão azuis e a barra amarela identificará os ônibus que irão operar na zona Sul. Não houve alteração em nenhuma linha. Durante o evento foi feita a entrega de 40 novos ônibus que irão compor a frota.
Com a integração, o usuário poderá pegar dois ônibus utilizando apenas uma passagem. Para isso, bastará adquirir o cartão de integração ao custo de R$6,30, em qualquer um dos postos do Setut, distribuídos em todas as regiões da cidade. Com o cartão, as recargas podem ser realizadas, possibilitando o uso da integração.
Existem três tipos de cartões eletrônicos: o vale transporte eletrônico, para o trabalhador, o cartão eletrônico estudante, para os estudantes e a terceira opção para as demais pessoas, que é o cartão expresso. “É bom lembrar que as pessoas precisam adquirir o cartão eletrônico mais adequado para a sua realidade o quanto antes, pois mais uma vez lembramos que somente com o cartão o passageiro poderá fazer uso da integração do sistema”, ressaltou o gerente de Fiscalização e Controle da Strans, Vinícius Rufino.
Além de apresentar as mudanças, o prefeito Firmino Filho e o superintendente da Strans, Carlos Daniel, assinaram as ordens de serviço para que a empresa possa iniciar a construção dos oito terminais de integração que serão espalhados pelas quatro zonas da cidade, sendo dois por zona.
Na Zona Norte, os terminais serão construídos próximo ao mercado do Buenos Aires, outro na Rua Rui Barbosa; na Zona Sul, um no Planalto Bela Vista e o outro próximo ao Clube dos 100. Na zona Leste, um será na Santa Isabel, outro na Kennedy, próximo ao zoobotânico. Já na zona Sudeste, um será próximo à Fundação Bradesco e o outro próximo à Usina Livramento.
“Inicialmente estamos construindo terminais provisórios, próximos ao local onde irão funcionar os definitivos. Os primeiros terminais provisórios estão instalados na zona Sul, no Parque Piauí e Bela Vista. Com a construção, vamos perceber que a integração vai funcionar, tendo a zona Sul como piloto”, pontuou.