Cortez (Herson Capri) não vai ficar preso por muito tempo, em
Insensato Coração, da Globo. O bandido vai conseguir fugir da cadeia e ainda colocar Natalie (Deborah Secco) em maus lençóis. Segundo a revista Guia da TV, nos próximos capítulos, Cortez descobre que a justiça vai acabar com o seus planos de liberdade.
Wagner (Eduardo Galvão) conta ao banqueiro que o juiz prorrogou o prazo para a conclusão do inquérito. Por isso, ele vai precisar ficar mais tempo atrás das grades. Tempos depois, o advogado dá uma notícia um pouco pior: Cortez vai a julgamento e tem grandes chances de ser condenado.
Com a possibilidade de ficar no xilindró, o banqueiro fica furioso. O advogado tenta acalmá-lo, dizendo que vai sustentar uma boa defesa e que, caso seja condenado, vai conseguir a pena mínima. Wagner garante que vai conseguir recorrer da sentença em liberdade e tranquiliza o banqueiro. Mas o pior acontece: no julgamento, o bandido é condenado e mandado de volta para a prisão. É então que ele começa a arquitetar o seu plano de fuga.
Para conseguir realizar seu plano, Cortez conta com a ajuda de um carcereiro corrupto. Ele paga suborno ao rapaz. Mais tarde, vai fingir estar muito doente e é levado para um hospital. Com ajuda de comparsas, vai enganar o policial que o acompanha e consegue fugir.
Ainda segundo a revista, Cortez planeja ir para a Espanha com Natalie e os filhos, já que tem dupla cidadania. Ele sabe que não tem muito tempo para escapar e, por isso, precisará de um jatinho. O fugitivo vai atrás de suas economias guardadas em seu cofre e acaba descobrindo que toda a grana sumiu do esconderijo secreto.
Imediatamente Cortez deduz que a autora pelo sumiço foi sua mulher, Natalie, e começa a pressioná-la. Sem alternativa, a loira confessa que torrou até o último centavo. O pilantra não aguenta tal notícia. Ele, então, vai surtar, romper o casamento e ainda expulsá-la de casa a pontapés. Sem perder mais tempo, ele chama seus filhos - Rafa (Jonatas Faro) e Paula (Tainá Muller) para sair do Brasil com ele.
Rafa se recusará a acompanhar o pai, alegando que não vai ficar ao lado de um bandido. Já Paula aceita o convite e os dois vão embarcar em um ônibus, rumo ao Paraguai.
Para o plano ficar completo é preciso ter disfarces e documentos falsos. Cortez, então, providencia e, finalmente, chega à Espanha. Com dupla cidadania e muito dinheiro roubado depositado em bancos fora do País, ele vai desfrutar as melhores opções de lazer da Europa, levando vida de rei:
"Cortez também é cidadão espanhol. Pelas leis internacionais, ele não pode ser extraditado da Espanha. E, como tem muito dinheiro roubado fora do país, vai levar vida de milionário no exterior", contou o autor Ricardo Linhares à publicação.
Natalie fica no Brasil, após levar o "pé na bunda". A loira vai tentar reconstruir sua carreira artística, após o marido tê-la deixado de lado. Por ter ficado muito tempo afastada dos holofotes, não vai conseguir trabalhos que valham a pena.
É então que ela tem uma ideia brilhante: vender a mansão do Cortez, já que o banqueiro passou para o nome dela para se proteger da justiça. Mas o pior está por vir: mesmo da Europa, Cortez mantém informantes no Brasil. O canalha descobre que a ex-mulher quer vender sua mansão e passa a ameaçá-la de morte.