Publicada em 10 de Fevereiro de 2015 �s 11h22
Até o dia 13 de março, os professores da rede pública podem se inscrever para as vagas ofertadas pelo Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor). A inscrição é voltada para profissionais da educação cadastrados no Educacenso, nas funções de docente e tradutor intérprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras).
O Parfor oferece cursos gratuitos de formação de nível superior, extensão, aperfeiçoamento e especialização, em instituições públicas. São 47 mil vagas para a primeira e segunda licenciaturas.
A inscrição deve ser feita, exclusivamente por meio eletrônico, na Plataforma Freire, no endereço . Para se inscrever, o docente deve estar cadastrado na base do Educacenso de 2013 ou 2014.
Os Cursos de Licenciatura ofertados pelo Parfor são inteiramente gratuitos e destinam-se aos docentes em exercício na rede pública de educação básica. No Parfor, são ofertados os seguintes cursos:
Primeira Licenciatura - Para docentes ou tradutor intérprete de Libras em exercício na rede pública de educação básica que não tenham formação superior ou que, mesmo tendo essa formação, se disponham a realizar curso de licenciatura na etapa/disciplina em que atua em sala de aula.
Segunda licenciatura - Para docentes que estejam em exercício há pelo menos três anos na rede pública de educação básica e que atuem em área distinta da sua formação inicial, ou para profissionais que atuam como tradutor intérprete de Libras.
Formação pedagógica - Para docentes graduados não licenciados que se encontram no exercício da docência ou que atuem como tradutor intérprete de Libras na rede pública da educação básica.
Para participar do processo seletivo dos cursos do Parfor, a inscrição realizada pelos docentes deverá ser avaliada pela Secretaria da Educação estadual ou municipal que o inscrito estiver vinculado. Nessa avaliação, a Secretaria de Educação informa, na Plataforma Freire, se valida ou não a participação do docente. O período de validação pelas secretarias de Educação é de 16 de março a 24 de abril deste ano.
É importante ressaltar que a inscrição e a validação não garantem a matrícula do professor. A realização da matrícula depende de aprovação em processo seletivo definido pela IES e do atendimento aos requisitos do programa e das regras para a formação das turmas.
Orientações para a inscrição na Plataforma
1º Passo: Acesse o site e clique em Acessar o Sistema. Caso não tenha cadastro na plataforma é necessário fazê-lo, clicando em Primeiro Acesso à Plataforma Freire.
2º Passo: Depois de ter entrado no sistema, clique em Currículo do Profissional da Educação e preencha no mínimo os dados relacionados aos seguintes campos: Dados pessoais, formação e atuação profissional. No final do preenchimento de cada campo salve as informações inseridas.
3º Passo: Após o preenchimento do currículo, o profissional da Educação deverá clicar no ícone Cursos disponíveis para pré-inscrições, selecionar a instituição de ensino superior e escolher um curso ofertado conforme quadro de vagas.
4º Passo: Acompanhe sua pré-inscrição, aguardando a validação da Secretaria Municipal ou Estadual, conforme o cronograma da Plataforma Freire 2015.