Os tradicionais produtos da ceia de Natal estão pelo menos 10% mais caros neste ano. O aumento dos preços é resultado principalmente da inflação de 6,56% e a pouco mais de duas semanas para a festa, tem consumidor buscando alternativas porque está assustado com os valores.
A professora Olinda Fontenele conta que o peru, passas e azeitonas costumam a ficar mais caros no fim do ano. Além da inflação, o aumento na procura também influência nos preços. O bacalhau, peru e o panetone tiveram um aumento de 15%. Já a alta no dólar também fez com produtos importados custassem mais neste Natal, entre eles as frutas secas, castanhas e o avelã.
O economista Ricardo Alágio explica que no caso dos produtos onde há concorrência maior, como nos vinhos e espulmantes, existe a possibilidade de preços melhores. Nos demais, os clientes precisam a submeter às regras do mercado e da alta do dólar. "A moeda norte-americana subiu quase 20% de setembro a dezembro e este preço está duramente aparecendo nas prateleiras", disse.
Dilcon Carvalho trabalha organizando eventos e para festas deste ano pagou R$ 14 pelo quilo do peru. Para driblar o aumento dos preços, garantir uma ceia boa e mais barata, ele aposta na criatividade ao substituir certos produtos. "Há alguns clientes que estão trocando a ave tradicional da ceia pela galinha caipira, a castanha pelo amendoim", contou.