O índice de Confiança do Empresário Industrial Piauiense (ICEI-PI) atingiu o pico de 58,7 pontos de confiança e expectativas positivas com a economia brasileira em janeiro desse ano e entrou em processo de decréscimo chegando a 51 pontos no mês de abril.
Em abril o índice de produção industrial piauiense o chegou a 46,3 pontos, indicando retração da atividade em relação ao mês anterior que havia passando a linha dos 50 pontos. Concomitante, o índice de Utilização da Capacidade Instalada (UCI efetiva/usual) retoma seu crescimento e atinge 42,5 pontos. No que confere ao número de empregados ocorreu um declínio de 2,6 pontos. Os índices de estoques de produtos finais e de nível de estoque efetivo tiveram uma significativa evolução, respectivamente saindo de 52,4 para 59,9 pontos, e de 48,7 para 61,2 pontos.
No que confere aos indicadores referentes às expectativas para os próximos seis meses, o otimismo dos empresários industriais piauienses em relação à realização de investimento continua acima da linha dos 50 pontos, apresentando o seu ápice em março com a 73,1 ponto. Contudo, o indicador número de empregados regride para o patamar mais baixo apresentando no corrente ano, 34,9 pontos. Em relação ao componente compra de matérias-primas a expectativa foi de 60,1 pontos em março e 41,3 em abril. Por fim, a quantidade exportada nos meses de março e abril recuaram 5 pontos em relação ao mês de fevereiro.
Antonio de Almendra Freitas Neto - Diretor de Assuntos Econômicos da FIEIPI
Danilo Camuri - IEL/PI
Thiago Cronemberger - IEL/PI