Um incêndio de grande proporção já dura mais de 72 horas na zona rural de Assunção do Piauí, cidade a 300 km de Teresina. De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais do município, 10 propriedades foram atingidas e vários animais de pequenos porte, como galinhas, ovelhas e bodes, morreram carbonizados.
Conforme o chefe do departamento de agricultura de Assunção do Piauí, Itamar Carlos de Santana, as informações iniciais apontam que o incêndio teve início na propriedade conhecida como Torres, na Zona Rural.
"Não sabemos ao certo como começou. O fogo foi contornado ontem e retornou. Populares estão apagando as chamas que estão no mato. O local fica 13 km da zona urbana, está longe da cidade, mas fumaça chega", disse Itamar Carlos.
O Corpo de Bombeiros comunicou que tentou entrar em contato com o prefeito da cidade, mas não conseguiu e aguarda contato oficial para enviar equipes até a cidade. Segundo o sindicato dos trabalhadores rurais, por enquanto os próprios moradores estão tentando controlar o incêndio.
O sindicato informou que as cinzas do incêndio chegaram até o município vizinho São Miguel do Tapuio, que alguns habitantes tiveram problemas respiratórios em decorrência da fumaça e procuraram atendimento em postos de saúde da cidade.
O G1 tentou contato com o prefeito de Assunção do Piauí, Antonio Luiz Neto, mas não obteve sucesso. A assessoria de informação dele informou que não estava na cidade, mas que levantará informações sobre a ocorrência e informará sobre as providências que serão tomadas pela prefeitura.
Assunção do Piauí
São Miguel do Tapuio