Publicada em 25 de Agosto de 2012 �s 13h10
O governador Wilson Martins inaugurou, na tarde desta sexta-feira (24), mais um Núcleo de Educação à Distância. Desta vez, o município contemplado foi Landri Sales, a 370 quilometros de Teresina.
O núcleo está instalado na Unidade Escolar Dr. José Pinheiro Machado. Wilson Martins fez a entrega oficial da sala de mediação tecnológica, com 20 computadores e de uma biblioteca, totalizando um investimento de R$ 193.871,39, uma parceria entre o Governo do Estado, através da Secretaria de Educação (Seduc) e o Banco Mundial. Além de receber cursos à distância, a nova estrutura também possibilitará inclusão digital aos alunos da escola.
A princípio, serão ofertados os cursos técnicos de Meio Ambiente e de Administração. São 50 vagas por turma, totalizando 100 alunos. “A previsão é que os dois cursos iniciem em setembro. Os alunos terão aula presencial uma vez por semana. Tivemos uma boa procura e já existe uma lista de espera para as duas modalidades”, conta Iveny Socorro Lima, diretora titular da escola e coordenadora do núcleo.
Tainara Ferreira, de 16 anos, aluna do 3º ano, comemora o fato de não precisar mais deixar sua cidade para se profissionalizar. “Se queríamos ter alguma formação, nós precisávamos ir para Floriano e outras regiões para fazer algum curso. Agora não tem mais desculpa para não se formar, porque não precisamos mais sair da cidade. Assim que aparecer um emprego melhor nós estaremos preparados”.
Wilson Martins fez questão de destacar o bom desempenho da Unidade Escolar Dr. José Pinheiro Machado no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2011, cujos resultados foram divulgados no dia 14 de agosto. “Esta escola, que tem 207 alunos matriculados, está de parabéns por ter alcançado 3,8 pontos no Ideb, superando a meta de 3,6. Isso nos estimula a investir cada vez mais na educação”. Durante a visita ao município, o governador ainda entregou benefícios a dois povoados. Em Joshulda Neiva, 82 casas receberam melhorias, com a substituição do teto de palha por telhas de cerâmica e madeira serrada. Já na localidade Veredas II, foi inaugurada uma ponte em concreto armado e autorizada a construção de uma Unidade Básica de Saúde.
Matérias relacionadas: