Publicada em 28 de Abril de 2015 �s 10h04
Prosseguindo com as atividades no município de Floriano, o Instituto de Metrologia do Estado do Piauí (Imepi) realizou uma palestra de caráter educativo junto aos permissionários do mercado público municipal, com o objetivo de ensinar aos comerciantes a forma correta de utilização de balanças e quais os modelos mais adequados para cada produto.
A palestra faz parte das atividades que o Instituto promove no município desde a última quinta-feira (23), com ações de fiscalização de balanças de estabelecimentos comerciais como supermercados, mercadinhos e mercados públicos, além de bombas de combustíveis nos postos da cidade.
Segundo o diretor-geral do Imepi, Maycon Danilo, das balanças fiscalizadas no mercado público de Floriano, 10% estava funcionando de maneira irregular. Porém, os pequenos comerciantes flagrados com balanças desreguladas não foram autuados.
Dos 12 postos de combustíveis fiscalizados, foram detectadas irregularidades em 20% deles. Entretanto, todas as inconformidades detectadas não geram prejuízo direto ao consumidor, mas podem acontecer no futuro. As multas aplicadas podem chegar de cem reais a um milhão e meio de reais.
Além do trabalho de fiscalização e autuação, o Imepi desenvolve também atividades de conscientização junto à comunidade. Palestras educativas foram realizadas para alunos do ensino médio da Escola Estadual Fauzer Bucar, com o objetivo de formar um público consumidor cada vez mais informado e fiscalizador.
Além dos fiscais que compõem a equipe do Imepi, a comitiva conta ainda com a presença de representantes da Vigilância Sanitária e da Ouvidoria Geral do Estado.
As atividades do Imepi Itinerante iniciaram no mês de fevereiro e já passou pelos municípios de Parnaíba e Picos. A comitiva deve pegar a estrada no próximo dia 25 de maio, com o município visitado ainda a ser confirmado.