Publicada em 26 de Fevereiro de 2013 �s 09h30
O Instituto de Metrologia do Piauí (Imepi) iniciou, na semana passada, a Operação Páscoa, com a verificação de instrumentos de pesagem (balanças) nos mercados, feiras livres, frigoríficos e entrepostos pesqueiros dos municípios de Parnaíba e Luís Correia. A fiscalização é diária, mas é intensificada com a proximidade da Semana Santa, quando há um aumento considerável no consumo de pescados.
Em Teresina, os fiscais visitarão mercados públicos e feiras livres no período de 27 de fevereiro a 14 de março.
Constantemente, os fiscais do Imepi apreendem balanças falsificadas (piratas) em Teresina e no interior do Estado, muito semelhantes às originais, mas que não possuem Portaria de Aprovação de Modelo pelo Inmetro, logo sem o Selo de Verificação do Inmetro. “Isso nos causa preocupação, pois o Imepi/Inmetro que tem o papel de garantir a confiabilidade nas relações entre comerciante e consumidor, está cumprindo o seu papel, apreendendo estes instrumentos e instruindo os comerciantes da ilegalidade do ato”, afirmou Messias Júnior, diretor-geral do Imepi.
Durante a Operação Páscoa serão fiscalizados também bombons, azeitona, milho, sardinha, creme de leite, macarrão, entre outros. Esses produtos são coletados para análise quantitativa no laboratório de Produtos Pré-medidos do órgão. Os peixes acondicionados em bandejas e pesados sem a presença do consumidor são fiscalizados no local de venda (comércio), no ato da execução da fiscalização.
Os ovos de chocolate terão atenção especial, pois além do peso são verificados os brinquedos oferecidos como brindes dentro do produto. "Os brinquedos devem ser certificados pelo Inmetro, garantindo a segurança principalmente das crianças, que podem sofrer acidentes como engolir peças pequenas ou absorver substâncias tóxicas", concluiu Messias Júnior.
Qualquer denúncia pode ser comunicada para a Ouvidoria do Imepi, através do fone 0800 281 1411 ou e-mail ouvidoria@imepi.pi.gov.br.