Publicada em 30 de Outubro de 2015 �s 20h41
Nesta sexta-feira (30), último dia de atividades da Semana Nacional de Combate ao AVC no Piauí, a Associação Reabilitar realizou, por meio do Centro Integrado de Reabilitação (Ceir) e o Projeto Pense Bem AVC, mais uma ação de prevenção em Teresina. Dessa vez, a programação ocorreu no Serviço Social do Comércio (Sesc) do bairro Ilhotas, para o grupo de idosos que frequenta o local.
Foram realizados mais de 100 atendimentos de saúde, dentre medição de pressão arterial, medição da cintura, cálculo do Índice de Massa Corpórea (IMC) e a análise de hábitos de saúde que podem estar associados aos fatores de risco, como tabagismo, má alimentação, sedentarismo, peso, histórico de doenças cardiovasculares na família, dentre outros.
Ao final, os idosos assistiram a uma palestra ministrada pela enfermeira do Projeto Pense Bem AVC, Cristiane Rocha, onde puderam aprender mais detalhes sobre a doença, que atualmente ocupa o segundo lugar em causas de mortes específicas no Piauí.
“Para idosos, é ainda mais importante que saibam quais são os fatores de risco e como preveni-los. Com a idade, a probabilidade de se ter um AVC chega a dobrar e isso é um risco inalterável, então é sempre mais útil a informação prévia”, diz Cristiane Rocha.
A senhora Maria Antônia Lima, mais conhecida como Dona Branca, de 81 anos, diz que é consciente dos fatores de risco, mas precisa melhorar em outros aspectos. “Eu gosto de comer de tudo, mas tudo com moderação. Tenho pressão alta e diabetes, sou na base do remédio, mas faço hidroginástica, dança de salão e teatro. Sou bem ativa e cuidadosa”, finaliza Dona Branca.