O primeiro dia de vacinação dos idosos de 83 e 84 anos foi marcado por longas filas e estresse por conta do tempo de espera. O aposentado Antônio Rocha de Araújo, 84 anos, esperou 6h30 e não conseguiu se vacinar contra Covid-19 no posto drive-thru da Zona Leste de Teresina.
O autônomo Aldo Brito acompanhou o sogro Antônio Rocha, que usa sonda hospitalar. Segundo ele, o idoso chegou às 9 horas no posto drive-thru e esperou até 15h, mas não conseguiu se vacinar, porque encerrou o funcionamento do local. Aldo gravou a fila que ele e o sogro enfrentaram.
"O meu sogro passou mal por conta do calor e teve que voltar para casa, mas para não perder a vaga ele continuou na fila. Lá no local, vários idosos saíram do carro porque também passavam mal e outros que foram de táxi tiveram que pagar R$100 reais na corrida devido à demora.
A filha do idoso, Cândida Araújo reclamou do descaso com o pai e denunciou que vários idosos passaram mal e também não foram vacinados. Além disso, ela reclamou que tentou falar com a coordenação do posto e não conseguiu.
Ao G1, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) reconheceu o tempo de demora acima do normal e alegou que foi devido à procura muito grande pela vacina. Em alguns postos, o horário de vacinação foi ampliado até 17 horas para tentar atender a demanda.
Segundo Ayla Calixto, gerente de Ações Estratégicas da FMS, a procura foi maior do que a estimada para o dia. Por conta disso, a Fundação estendeu a vacinação dos idosos de 83 e 84 anos também para este sábado (6), junto com o grupo de 81 e 82 anos.
“Pedimos desculpas pela demora no atendimento. Tentamos atender quem já estava na fila e ampliamos os horários de atendimento em três postos, mas infelizmente em alguns pontos não foi possível atender a todos. Para essa população que não foi atendida, vamos reforçar as equipes nos postos para vacinar os dois grupos”, declarou.
Neste sábado (6), cinco postos estarão abertos das 9h às 17h. Confira os locais de vacinação:
Universidade Estadual do Piauí (UESPI) - Campus Torquato Neto - Rua João Cabral, 2231, Pirajá;
Centro Universitário UNINOVAFAPI - Rua Vitorino Orthiges Fernandes, 6123, Uruguai;
Centro Universitário Santo Agostinho - Avenida Professor Valter Alencar, 855, São Pedro;
ADUFPI - Av. Universitária, 391, Ininga;
Teresina Shopping - Edifício Garagem G1 - Avenida Raul Lopes, 1000, Bairro dos Noivos.
A partir de segunda-feira (8), a FMS vai instalar salas fixas de vacinação dos idosos. Para evitar aglomeração, o atendimento será feito por agendamento no site Vacina Já. A meta é vacinar uma média de 4 mil idosos de 81 a 84 anos.