Uma idosa de 83 anos foi a 22ª morte registrada no Piauí por Covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus. A informação foi confirmada pela Secretaria Estadual da Saúde (SESAPI) na tarde desta terça-feira (28).
A idosa de 83 anos era natural de Canto do Buriti e faleceu no Hospital Regional Tibério Nunes, em Floriano. A vítima tinha histórico de problema cardíaco e hipertensão, grupo de risco da Covid-19.
O novo boletim da secretaria de saúde registra 420 casos de Covid-19 no Piauí em 50 cidades. Até a noite de segunda-feira, eram 408 registros. São 121 pacientes que tiveram alta médica.
Dos 420 casos de coronavírus no Piauí, 158 estão internados: 100 deles em leitos clínicos, 56 em UTIs e dois em leitos de estabilização.
Isolamento social e decretos de calamidade
Para evitar a contaminação pelo vírus, o isolamento social e medidas emergenciais foram determinadas por meio de decretos do governo do estado e das prefeituras, como na capital piauiense, para que a população fique em casa e evite ao máximo ir às ruas.
Policiais fazem abordagens nas fronteiras do estado a ônibus e veículos particulares. Escolas, universidades e a maior parte do comércio, assim como serviços públicos, suspenderam as atividades. Os decretos preveem que quem descumprir as regras pode ser penalizado com multa ou até prisão.