Uma pesquisa feita pelo Instituto Ibope a pedido da União dos Vereadores do Estado de São Paulo (Uvesp) foi divulgada nesta terça-feira e mostra a presidente Dilma Rousseff com 38% das intenções de voto, o senador Aécio Neves (PSDB) com 22% e o ex-governador Eduardo Campos (PSB) com 13%. Dilma oscilou dois pontos percentuais para menos em comparação ao levantamento anterior do Ibope, realizado em maio. Aécio e Campos oscilaram dois pontos para mais.
Imagem:
O dado inédito que a pesquisa traz é o peso do apoio dos vices para as candidaturas. A situação de
Dilma e Aécio pouco muda, segundo o levantamento. No caso do tucano, que ainda não definiu o vice, três nomes foram testados - o senador Aloysio Nunes Ferreira, o ex-senador Tasso Jereissati e o ex-governador José Serra.
Já Campos, quando o nome da vice Marina Silva é citado, vê sua intenção de voto subir para 17%, quatro pontos a mais do que na sondagem sem a ex-senadora. saiba mais Equipe de Dilma é pessimista sobre chances da candidatura de Padilha Aliança com tucanos em SP pode afastar Marina de campanha Serra diz que não se sente frustrado e que ainda tem muito jogo pela frente Dilma continua em queda e rivais não sobem, diz Datafolha Aécio conquista apoio do PMDB e mais sete partidos no Rio Leia mais sobre Eleições 2014
Os votos brancos e nulos passaram de 24% em maio para 20% na pesquisa divulgada nesta noite.
No segundo turno, Dilma continua vencendo, mas com uma vantagem menor. No cenário com Aécio, ela teria 42% e ele 33%. Em maio, eram 43% a 24%.
Com Campos, ela aparece com 41% e ele 30%. Na sondagem anterior, eram 42% a 22%.
A pesquisa foi realizada entre os dias 4 e 7 deste mês com 2.002 entrevistados no país. A margem de erro é de dois pontos percentuais. Ela custou R$ 202 mil. Segundo o presidente da Uvesp, Sebastião Misiara, o valor foi pago integralmente pela entidade.
- Os vereadores precisam ter protagonismo no debate político nacional. Por isso encomendamos a pesquisa - disse ele, que negou ter filiação partidária no momento.