No próximo dia 27 de setembro é celebrado o Dia Nacional da Doação de Órgãos. Em alusão a data, o Hospital de Urgência de Teresina (HUT), realizou hoje (Ter-26), um encontro para conscientizar sobre a importância da doação de órgãos e tecidos, foi uma iniciativa da Comissão Intra-hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT) e contou com a participação da equipe da Central Estadual de Transplantes e profissionais da unidade hospitalar, promovendo educação continuada.
Com o suporte do Sistema de Transplantes do Piauí, o HUT, tem papel importante para captação de órgãos, responsável por cerca de 60% das captações de pessoas com morte encefálica e em condições de doar do Estado. Desde 2022, a unidade já realizou 223 captações, foram 130 córneas, 62 rins e 31 fígados doados.
“Falar em doação de órgãos é falar de amor. A doação envolve muito mais que uma simples autorização e captação, é um processo sensível, que envolve uma equipe multiprofissional capacitada para identificar potenciais doadores, além de lidar com as famílias em um momento tão difícil, mas que ajudará outras vidas” comenta a enfermeira e membro da Comissão de Doação de Órgãos e Tecidos
(CIHDOTT) do HUT, Cristiane Tibúrcio.
O médico Danilo Luz e a enfermeira Sylvia Leite, coordenadores da CIHDOTT ressaltaram ainda da importância que cada um de nós tem de informar às próprias famílias sobre o desejo de ser um doador de órgãos, pois, a doação só pode ser feita após a autorização da família do doador. “Converse com seus familiares! Seja um doador de órgãos e tecidos! Ajude a salvar vidas!”.
Em 15 anos de funcionamento, o HUT que é vinculado a Fundação Municipal de Saúde (FMS) registrou milhares de atendimentos de alta complexidade em urgência e emergência, pot meio do Sistema Único de Saúde (SUS), consolidado como uma referência na região.