HUT lança cartilha sobre...
O Hospital de Urgência de Teresina Dr. Zenon Rocha, por meio do Núcleo de Educação Continuada e da Central de Resíduo, realizou hoje (05) o lançamento da cartilha "Cuidados com Resíduo Hospitalar: Como Segregar os Resíduos no Hospital de Urgência de Teresina Dr. Zenon Rocha". A cartilha faz parte das ações que o HUT vem realizando na implantação da coleta seletiva do lixo hospitalar.
Durante o evento os profissionais do HUT assistiram a uma palestra com o diretor da Sterlix Ambiental, Felipe Melo, sobre a segregação de resíduo sólido no serviço de saúde. Felipe iniciou sua fala parabenizando o HUT pela iniciativa de elaborar um material especialmente voltado a coleta seletiva. "Os profissionais do HUT estão de parabéns pela iniciativa de elaborar um material educativo sobre a segregação de resíduo sólido e pela ação conjunta de diversos setores na execução desse projeto tão importante para o meio ambiente", declara.
Segundo a coordenadora do Núcleo de Educação Continuada, Francisca Cortez, a cartilha será utilizada como uma ferramenta a mais na atualização e instrumentalização dos profissionais de saúde. "Nossa cartilha foi elaborada por uma equipe de profissionais de diversos setores do HUT com o objetivo de torná-la didática e acessível a todos que necessitem de uma consulta sobre o tema. Trabalhamos todos os materiais que são utilizados no hospital desde a segregação, acondicionamento, e coleta até a disposição final dos resíduos", explicou a coordenadora.
Para a diretora geral do HUT, Clara Leal, é necessária a segregação dos resíduos no local onde são produzidos para que assim se reduza a quantidade de resíduos gerados e minimize os efeitos sobre o meio ambiente e a saúde publica.
"No HUT nós já utilizamos containers identificado pela cor para cada tipo de resíduo em todas as dependências do hospital e já realizamos também diversas oficinas e palestras sobre o tema como forma de sensibilizar nossos profissionais de saúde, pacientes e acompanhantes sobre a importância dessa ação para nossa saúde e para o meio ambiente", finalizou a diretora.