Publicada em 04 de Dezembro de 2013 �s 12h11
O Hospital da Polícia Militar Dirceu Arcoverde (HPM) tem sido um grande aliado para o desenvolvimento da saúde em Teresina. Ao longo desse ano, até o mês de outubro, foram realizados 117.408 atendimentos englobando as mais diversas áreas. A excelência de atendimento pode ser comprovada com o crescimento progressivo do número de cirurgias de média complexidade.
De acordo com a diretoria do HPM, o bom desempenho só é possível pela união de todos para o desenvolvimento do hospital. “Sem o apoio da Secretaria da Saúde e do Governo do Estado, o Hospital da Polícia Militar não alcançaria todas as metas. Além dessa parceria eficiente, nós contamos com o zelo e compromisso dos nossos profissionais, assim a comunidade já reconhece a excelência do hospital” analisa o diretor geral do HPM, ten. coronel Jales.
As demandas cirúrgicas mais atendidas são as ortopédicas, gerais e ginecológicas. O crescente desempenho de cirurgias no setor de ortopedia se deve a parceria do HPM com o Hospital de Urgências de Teresina (HUT), através desta, pacientes do HUT podem ser operados de maneira mais rápida. O convênio existe há cerca de quatro anos e uma média de 20 pacientes com demandas cirúrgicas, principalmente ortopédicas, são transferidas diariamente do HUT para o HPM.
O HPM possui 99 leitos, sendo, destes, 74 destinados, exclusivamente, para o Sistema Único de Saúde (SUS), oito salas cirúrgicas, serviços de imagem, além de serviços como: odontologia, equoterapia, psicologia, fisioterapia, serviço social, realização de vários exames, Junta Médica e o Cais PM, um serviço de reabilitação para policiais que passam por algum problema psicológico, por exemplo. Com o intuito de proporcionar mais conforto para os pacientes, recentemente, o hospital climatizou os setores de admissão, internação e odontológico.
A qualidade do atendimento é confirmada pela dona de casa, Maria da Cruz Ambrósio. “Eu fiz uma cirurgia de histerectomia aqui no Hospital da Polícia e o atendimento foi excelente, fui muito bem atendida. E já vou me operar novamente aqui”, pontua.
Além do SUS, o hospital atende pelos convênios Instituto de Assistência e Previdência Social do Estado do Piauí (Iapep), Iapep Odontotológico, e o Fundo de Saúde (Fusampi).
Com o intuito de prestar cada vez mais um serviço de qualidade à comunidade, o Hospital da Polícia Militar do Piauí implantou uma Central de Resíduos dos Serviços de Saúde, a primeira instalada em um hospital público do Piauí. Assim, todo o lixo hospitalar se tornará lixo orgânico, após passar pela central de resíduos, diminuindo a contaminação do meio ambiente.
O hospital se destaca ainda no setor odontológico, até o mês de outubro, foram realizados 11.437 atendimentos. "O HPM é o único hospital público do Piauí que cobre toda essa parte de odontologia", afirma o diretor do Hospital.
Hospital de Retaguarda
O HPM foi incluído recentemente na Rede de Atenção às Urgências e Emergências (RUE), se tornando um hospital de retaguarda, com o objetivo de potencializar a organização da rede e qualificar o atendimento à população usuária do Sistema Único de Saúde (SUS). Desse modo, passará a disponibilizar leitos clínicos de retaguarda para pacientes de média complexidade.