A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) divulgou nesta quarta-feira (18) a suspensão, por 15 dias, das cirurgias eletivas e atendimentos ambulatoriais, como consultas, exames e procedimentos. As medidas entram em vigor nesta quinta-feira (19) como forma de prevenção contra o coronavírus, COVID-19.
A decisão leou em consideração as orientações estabelecidas em reunião realizada entre Fundação Municipal de Saúde de Teresina (FMS) e a governança do HU-UFPI. O reagendamento de consultas, exames e procedimentos poderá ser feito posteriormente, quando superada a atual situação.
São mantidas os atendimentos para pacientes em tratamento oncológico e aos que necessitam de laudo para medicamentos excepcionais (LME), nas seguintes especialidades: gastroenterologia, dermatologia, reumatologia e neurologia. As cirurgias cardíacas e oncológicas também foram mantidas.
"Casos excepcionais, sobre atendimento ambulatorial e internações, devem ser avaliados pela governança deste hospital", informou a nota.
Prevenção, contágio e sintomas
Lavar as mãos de forma correta, uso de álcool em gel, máscaras, evitar contato pessoal e aglomerações de pessoas são algumas das orientações para evitar o contágio da doença.
Coronavírus: como lavar as mãos da forma ideal?
É importante também ficar atendo quanto às formas de transmissão do vírus e os sintomas. O infográfico abaixo ilustra algumas dessas situações: