O Ambulatório Integrado (Prédio Azul) do Hospital Getúlio Vargas (HGV) retomou os atendimentos de consultas eletivas especializadas nesta segunda-feira (17). O diretor-geral, Gilberto Albuquerque, destacou que, na primeira etapa de reabertura, serão atendidos os pacientes já agendados, no horário das 7 às 14 horas.
Segundo o diretor, o hospital irá ligar para cada paciente que teve consultas adiadas, para remarcar a consulta para uma nova data. Cerca de 3 mil pessoas tiveram consultas adiadas por conta da pandemia do coronavírus.
Inicialmente nós vamos atender aqueles pacientes que haviam marcado, mas que devido à pandemia não deu tempo de serem atendidos”, explicou o diretor.
O ambulatório será reaberto gradativamente: primeiro apenas 30% do ambulatório estará funcionando. Mais tarde, retornam os atendimentos ao público em geral, com consultas marcadas nos postos de saúde. Ainda não há previsão de quando esses atendimentos retornam.
Segundo o diretor do HGV, o ambulatório passa por reformas para se adequar aos protocolos de segurança contra a disseminação do coronavírus, obras que não puderam ser realizadas enquanto o ambulatório estava fechado.
"Vamos instalar pias, espaçamentos, fazer a abertura de portas, janelas e corredores... várias obras que a gente precisa fazer para adequar. Mesmo assim o atendimento segue: a gente isola um setor, atende outro...", disse Gilberto Albuquerque.