Um levantamento realizado pelo Hospital de Urgência de Teresina (HUT) revelou um aumento na quantidade de pessoas vítimas de ferimentos causado por armas brancas atendidas pelo hospital. Segundo o HUT, entre janeiro e março de 2019, 398 pessoas chegaram ao hospital com ferimentos.
O índice é 18% maior que o registrado nos primeiros meses do ano passado. Armas brancas são objetos usados para atacar alguém que à princípio não possui essa finalidade, como facas ou martelos.
Quase 30% das mortes violentas registradas no estado no ano de 2018 foram cometidas com armas brancas, de acordo com um relatório da Secretaria de Segurança Pública do Piauí. As facas foram as armas brancas usadas na maioria dos crimes de feminicídio ocorridos no estado também no ano passado.
Agressão física
Os dados do HUT revelam ainda um crescimento no número de casos de agressão física que chegam ao hospital. Só nos três primeiros meses do ano, foram 733 pessoas atendidas com ferimentos causados por agressão, número 9% maior do que em 2018.
Dentre os casos de agressão física, 188 foram atingidas por disparos de arma de fogo, 136 foram vítimas de espancamento e onze feridos em outros tipos de agressão.