Publicada em 24 de Agosto de 2015 �s 15h29
O Hospital Regional de Campo Maior deu mais um importante passo na implantação da política de humanização no atendimento ao usuário do Sistema Único de Saúde (SUS). Trata-se da implantação da sinalização do hospital seguindo o protocolo de acolhimento com classificação de risco.
Segundo a diretora do hospital, Jardênia Ribeiro, essa é uma estratégia de comunicação com o paciente que consiste na colocação de faixas horizontais nas cores vermelho (casos de emergência), laranja (muito urgente), amarelo (urgente), verde (menos urgente) e azul (não urgente) que orientam o fluxo de pacientes no atendimento de acordo a normativa do Ministério da Saúde.
“Com essa metodologia, os pacientes seguem a faixa da cor indicada para seu caso e, assim, facilitando a estadia desse paciente no interior do hospital, porque ele saberá exatamente por onde seguir e para onde ir”, disse a diretora.
Para chegar a esse estágio de organização, a Secretaria de Estado da Saúde disponibilizou ao hospital um software para a informatização do processo de atendimento, desde o cadastro paciente, com nome e número do cartão do SUS, até a alta médica ou encaminhamento para Teresina. “Todos os profissionais foram capacitados em treinamento de 10 dias. Estamos com 40 dias com o sistema funcionando, com o setor administrativo e assistencial, os principais setores do hospital, já trabalham com a ferramenta”.
A sinalização começou a funcionar no Pronto Socorro do hospital, onde é feita a classificação do paciente. “O próximo passo será sinalizarmos o setor de internação e em seguida na maternidade”, explica a diretora.