Publicada em 30 de Setembro de 2013 �s 15h30
O secretário de Estado da Saúde, Ernani Maia, visitou as unidades de saúde das cidades de Cristalândia, São Gonçalo do Gurguéia, Gilbués, Monte Alegre do Piauí e Avelino Lopes, no último fim de semana, para conferir o andamento da assistência hospitalar à população em cada município. Localizadas no Extremo Sul do do estado, estas cidades receberão investimentos do Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), para aquisição de equipamentos e obras de reforma e adequação.
A visita do secretário faz parte de uma série de viagens a todas as regiões do Estado, no sentido de conferir, com maior proximidade, a evolução dos serviços de saúde pública nos municípios. Para Ernani Maia, independente da distância em relação à capital, é preciso uma maior atenção e um acolhimento especial a cada cidade, já que cada município possui necessidades específicas.
Em Gilbués, por exemplo, além das obras de reforma e adequação, será feita a total climatização do Hospital Municipal e a instalação do aparelho de Raio X: já adquirido e alocado no almoxarifado da unidade. No município de Avelino Lopes, a 890 quilômetros da capital, para a Unidade Mista de Saúde também foi assegurada uma intensa obra de reforma e adequação, com aquisição de equipamentos. “Em Avelino Lopes, no entanto, ficamos surpresos e felizes porque uma das principais dificuldades da saúde pública já estava sanada na Unidade Mista: os recursos humanos. O Hospital já dispõe de um corpo de profissionais de alto padrão, o que tem sido difícil para os demais municípios: a contratação de pessoal”, frisou Ernani Maia.
A cidade de São Gonçalo do Gurguéia, por sua vez, conta com uma Unidade Básica Avançada de Saúde pronta para ser equipada. O prédio já foi concluído e aguarda, apenas, a instalação da climatização e dos equipamentos. “Aqui neste município a população terá mais conforto com essa nova unidade de saúde. Viemos garantir, ainda, novos investimentos na adequação do prédio para a climatização, para que a assistência tenha mais conforto”, disse o secretário.
Ernani Maia reafirmou o compromisso da interiorização dos investimentos em saúde pública, medida que é prioridade da atual gestão estadual que visa diminuir o envio de pacientes para a capital, e dar mais resolutividade nas cidades do interior. “Além de reformas, adequações e novos equipamentos, também encaminharemos os recursos necessários para a aquisição de novas ambulâncias, já assegurados pelo governador Wilson Martins através de convênio com os municípios”, finalizou.