A tão esperada homologação do Aeroporto Internacional Serra da Capivara em São Raimundo Nonato, Sul do Piauí, deve sair nos próximos dias, segundo o secretário de transportes, Guilhermano Pires. Avaliado em mais de R$ 20 milhões, o aeródromo é considerado o mais moderno do interior do Nordeste e recebeu a primeira liberação de recursos há 17 anos.
Além de São Raimundo Nonato, uma comissão formada por técnicos da Secretaria de Aviação Civil (SAC) e da Secretaria de Transportes do Piauí (Setrans) realizou vistoria nos aeroportos de Floriano, Picos e Bom Jesus na quinta-feira (14) e na manhã desta sexta-feira (15).
“As exigências que a Anac solicitou foram concluídas e vamos encaminhar um relatório fotográfico para, a partir daí, receber a homologação o mais breve possível. Nossa expectativa é que a homologação saia em no máximo 30 dias”, disse o secretário de transportes.
A construção do Aeroporto Internacional Serra da Capivara tem a finalidade principal de dar acesso ao Parque Nacional da Serra da Capivara, considerado patrimônio cultural da humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco)
O diretor do Programa Federal de Aeroportos da SAC, Eduardo Bernardi, também compõe a comissão que realiza as vistorias. Segundo ele, vários projetos referentes a aeroportos estão sendo avaliados em todo o país e o Piauí está próximo de receber investimentos no setor.
"No Piauí, a prioridade é ver o que já está realizado. Em São Raimundo Nonato, observamos que obras estão em andamento e que há pontos a concluir para solicitar a homologação junto à Anac. Aqui vamos fazer alguns investimentos complementares, buscando ampliar a capacidade de receber voos regulares", explicou Bernardi.
A equipe chegou a São Raimundo Nonato na tarde da quinta-feira (14) e concluiu a vistoria na manhã desta sexta-feira (15). Antes de São Raimundo, a comissão também realizou vistorias nos aeroportos de Floriano e Picos. Nesta sexta-feira, a equipe esteve no aeroporto de Bom Jesus, a 632 km de Teresina.