O perfil dos eleitos nas eleições de 2024 mantém semelhanças com o das eleições municipais de 2020: homens, brancos e casados.
A análise foi realizada pelo g1 com base nos dados divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Apesar da maioria dos candidatos ter se autodeclarado pardo ou preto (53%), foram os brancos que conquistaram a maior parte dos votos válidos e se elegeram nas eleições municipais.
Candidatos declarados brancos representam cerca de 80% dos eleitos em 2024, embora representassem a segunda maior fatia de declarações raciais, com 46% do total, segundo dados do IBGE.
Além disso, há outras diferenças:
Idade: entre os eleitos, a idade média é de 48 anos; entre os candidatos, a média de idade foi um pouco menor, de 45 anos.
Escolaridade: formação completa no Ensino Superior é maioria entre os eleitos; entre os candidatos, a maioria tinha Ensino Médio.
Profissão: a maioria dos eleitos declarou como profissão vereador; já a maioria dos candidatos declarou que trabalha como empresário.
?? Segundo o IBGE, pardos e pretos formam a população negra e representam 55,5% da população do país, conforme dados do último censo. Brancos são 46% do total, enquanto 0,5% se declaram indígenas e 0,4%, amarelos. Não há informação sobre a cor/raça de 0,7% dos registros.
Gênero
As mulheres representam quase 18% do total de eleitos nos municípios, um aumento de dois pontos percentuais em relação às eleições de 2020. Esses números contrastam com a composição populacional do Brasil, onde, segundo o IBGE, as mulheres correspondem a 51,5% da população.
Nas candidaturas, 66% eram homens e 34%, mulheres.