Um homem foi preso na tarde desta terça-feira (14) em Teresina suspeito de aplicar golpes na capital e em cidades do interior do Piauí ao se passar como engenheiro da Eletrobras. De acordo com a Polícia Civil, já havia um mandado de prisão expedido contra o suspeito que pode responder pelos crimes de falsidade ideológica, estelionato e outros.
Segundo a delegada Carla Brizzi, que está à frente das investigações, o inquérito foi aberto ainda em janeiro do ano passado. Ela contou que o suspeito chegou a contratar funcionários para trabalhar com ele, fazia contratos com empresas, ficava com boa parte do dinheiro e sumia.
De acordo com a delegada, duas vítimas que prestaram depoimento relataram prejuízos em torno de R$ 70 mil e a outra em R$ 30 mil. Segundo ela, existem provas contra o suspeito e algumas vítimas ainda estão se apresentando para a polícia.
“Nós temos a suspeita de que este homem já aplica golpes no Piauí já há quase 10 anos ou mais. Recebemos a informação de que ele tinha aplicado um golpe em uma igreja aqui na capital oito anos atrás, promovendo um show de uma banda religiosa. Chegaram a vender ingressos e até cartazes faziam a promoção do evento, que nunca foi realizado”, contou.
Segundo a polícia, o homem chegou a receber um veículo como pagamento em um dos contratos. Para a delegada, o suspeito praticou crimes nos municípios de Altos, Parnaíba e Picos, além de cidades de estados vizinhos como em Timon, no Maranhão.
De acordo com a delegada Carla Brizzi, o suspeito pode ter aplicado golpes em várias áreas, e, recentemente, ele tem atuado na área da construção civil. Cinco testemunhas já deporam contra o suspeito. Entre elas estão funcionários contratados pelo suspeito e fornecedores.