O site oficial do Partido Democrata indica na tarde desta terça-feira (2) que Hillary Clinton venceu Bernie Sanders na prévia de Iowa por margem de 0,2 ponto percentual -- o resultado final é de 49,8% para a candidata contra 49,6% de seu concorrente.
A disputa democrata ficou sem decisão por toda a manhã. Por problemas em dezenas de pontos de votação, a contagem ficou praticamente parada durante horas.
Apesar de Hillary Clinton ter liderado durante toda a apuração, a diferença entre ela e Bernie Sanders, que chegou a ser de mais de 3 pontos, caiu para apenas 0,2%. Às 8h (horário de Brasília), com 99% da apuração concluída Hillary tinha 49,9% e Sanders, 49,6%.
Contabilizados os resultados de todos os distritos eleitorais, Hillary obteve 49,86% da preferência dos afiliados participantes, contra 49,57% de Sanders.
Ex-primeira-dama e senadora por Nova York, Hillary Clinton tornou-se a primeira mulher a ganhar o caucus democrata em Iowa. Em 2008, quando participou dele pela primeira vez e era considerada favorita, ela ficou em terceiro lugar, e a disputa foi vencida pelo então senador Barack Obama.
Entre os republicanos, Ted Cruz saiu na frente. Com 28%, ele foi o favorito entre os eleitores republicanos de Iowa, o primeiro estado do país a realizar um caucus, prévia eleitoral em forma de pequenas assembleias comunitárias.
'Conservadores corajosos'
Em seu discurso, Cruz disse que o resultado foi "uma vitória dos conservadores corajosos ao redor do país" e afirmou que não será escolhido pela mídia ou pelos políticos de Washington, mas pelo povo. O pré-candidato disse que o poder não vem de Washington, mas sim de Deus, e criticou duramente o presidente Barack Obama e seus adversários democratas.
Cruz liderou durante toda a apuração, contrariando pesquisas de boca de urna que o colocavam em segundo lugar, atrás de Donald Trump, que ficou com 24%. Mas a maior surpresa do Partido Republicano foi o crescimento de Marco Rubio, que terminou o caucus em terceiro lugar, com 23%, apenas um ponto a menos do que Trump.
Dos 30 delegados republicanos disputados em Iowa, Cruz ficou com oito, enquanto Trump e Rubio garantiram sete cada. Ben Carson, em quarto lugar, ficou com três, e Rand Paul e Jeb Bush, respectivamente quinto e sexto, conquistaram um delegado cada. Três delegados ainda não foram designados. Eles são concedidos de acordo com a proporção de votos em todo o estado.
O Partido Democrata adota um sistema diferente, e os delegados escolhidos agora irão participar de convenções regionais e estaduais para decidir quais deles irão às convenções finais do partido, em julho.
Trump
A surpreendente derrota de Donald Trump na prévia partidária em Iowa, nos EUA, para o senador Ted Cruz refletiu as limitações de sua estratégia de busca de votos e uma dependência excessiva de seu status de celebridade em um Estado no qual os eleitores preferem um tratamento mais pessoal.
O bilionário de Nova York e ex-apresentador de reality show criou muito entusiasmo por sua mensagem anti-establishment, mas acabou sendo superado pela abordagem mais tradicional de Cruz. Ele viu ainda alguns indecisos se alinharem ao também senador Marco Rubio na última hora no caucus (assembleias de eleitores) de Iowa.
Todos os sinais apontavam para uma vitória de Trump na primeira disputa pela indicação do Partido Republicano para a corrida pela Casa Branca, e a influente pesquisa do jornal local "Des Moines Register" mostrava Trump na liderança no último final de semana, véspera da votação de segunda-feira (1°).
A derrota, embora não por uma margem grande, despertou dúvidas sobre a capacidade de Trump para se sair tão bem nas votações quanto nas pesquisas.