Publicada em 19 de Março de 2015 �s 13h32
A nova defensora pública geral do Estado, Francisca Hildeth Leal Evangelista Nunes, foi empossada nesta quinta-feira (19). A cerimônia de nomeação para o cargo foi realizada no Palácio de Karnak e contou com a presença do governador Wellington Dias. O decreto de nomeação é referente ao Biênio 2015/2016.
O presidente da Associação dos Defensores Públicos, João Batista Viana, afirma que o papel do defensor público é a busca por uma sociedade tolerante e o respeito às pessoas, prestando assistência integral e gratuita ao cidadão. “Devemos viver em constante esforço pela redução das desigualdades. Para lutar por isso, devemos resolver o problema que temos devido à presença ainda tímida da Defensoria no Estado, pois só temos defensor público em apenas 25 comarcas de um universo de 93”, relata o defensor público.
João Batista frisa que é função primordial do defensor informar, conscientizar e motivar a população a procurar seus direitos, por meio da Defensoria Pública é através desta que o cidadão pode garantir a sua cidadania. O defensor também enfatiza que Hildeth Evangelista terá alguns desafios no novo cargo “a nossa nova defensora terá ainda alguns desafios a vencer, como a consolidação da nossa autonomia orçamentária, fortalecer o diálogo com movimentos sociais, dentre outros; mas há também um consolo: ela não estará sozinha”. João Batista ainda revela a existência de uma meta na Defensoria: a excelência e universalização da prestação dos serviços.
Em seu discurso de nomeação, Hildeth Evangelista revela sentir-se honrada em representar a Defensoria Pública do Estado do Piauí, “pretendo, com a ajuda dos colegas, promover a Justiça com um sistema integrado por diversas instituições. E também articulada. Espero poder contar com a sociedade, por meio de suas diversas e legítimas representações. Gostaria de desenvolver uma gestão democrática e transparente, com um defensor público em cada comarca. Quero trabalhar para engrandecer a Defensoria Pública do Estado, abrindo as portas para todos”.
O governador Wellington Dias diz acreditar ter acertado na escolha do nome de Hildeth Evangelista para ocupar o cargo. O governador revela que “espero que Hildeth possa colocar a casa em ordem; tenho confiança nela e acredito que assim como eu, ela vai cuidar do social, isso é o fundamental”.