Publicada em 02 de Julho de 2013 �s 14h18
O Hospital Getúlio Vargas (HGV) realizou mais de mil cirurgias a mais do que no ano passado, tomando como referência o mesmo período deste ano: os seis primeiros meses. Segundo o diretor-geral do HGV, Carlos Iglézias Brandão, foi registrado um aumento de 29,37% nas cirurgias feitas entre os meses de janeiro e junho deste ano.
O Hospital contabilizou 4.687 cirurgias nos seis primeiros meses, enquanto que em 2012 foram realizadas 3.623, de janeiro a junho. O acréscimo verificado pelo HGV é resultado da reorganização do fluxo de pacientes vindos de Unidades de Saúde do interior do Estado, além do Hospital de Urgência de Teresina (HUT) e de demais Unidades de Saúde da capital, o que possibilitou um oferecimento de uma atenção mais especial, no que diz respeito ao atendimento cirúrgico ágil.
“Estamos preparados para atender a demanda que nos chega. Nosso foco é a resolubilidade dos serviços prestados ao usuário para que ele resolva o mais breve possível seu problema de saúde”, afirma o diretor Carlos Iglézias. Ele acredita que, além da reorganização do fluxo de encaminhamento de pacientes, a inauguração do novo centro cirúrgico, no ano passado, também refletiu no aumento dos procedimentos.
No HGV trabalham 139 cirurgiões e o centro cirúrgico está capacitado para cirurgias de média e alta complexidade (cirurgias gerais, ortopédicas, vasculares, ginecológicas, neurológicas, plásticas, oftalmológicas, cardíacas, entre outras). São 16 salas de cirurgias, com equipamentos de última geração. Há, ainda, uma farmácia que fica dentro do centro cirúrgico, com medicamentos e materiais exclusivos, utilizados em operações, e que funciona 24 horas e agiliza os casos em que há necessidade de remédios que não estavam na lista do pré-operatório.
Ranking de cirurgias do mês de Junho
No mês de junho, o médico que mais se destacou no número de cirurgias realizadas foi o urologista Gonçalo Vilarinho, que fez 37 procedimentos cirúrgicos. A lista é seguida pelo ortopedista José Wilson Rodrigues, com 31 cirurgias realizadas, ficando em segunda colocação.
Em terceiro, o oftalmologista Samuel Carvalho, com 30 cirurgias, seguido pelo também oftalmologista, Luiz Augusto, com 27, e, em quinto lugar, o cirurgião geral Élio Rodrigues, com 25 cirurgias.