Publicada em 07 de Janeiro de 2014 �s 13h54
Reconhecimento precoce de uma pessoa em situação de parada cardiorrespiratória e a instituição imediata das condutas adequadas são os dois objetivos do treinamento em Suporte Avançado de Vida (SAV) e Suporte Básico de Vida (SBV), realizado pelos profissionais do Hospital Getúlio Vargas (HGV). A capacitação começou na tarde dessa segunda-feira (6) e terá continuidade nos meses de janeiro e fevereiro.
O treinamento em Suporte Avançado de Vida (SAV) é voltado às equipes médicas, de enfermagem e fisioterapia, e o Suporte Básico de Vida (SBV) aos demais profissionais. Serão 12 participantes por turma, que terão duas horas de treinamento. “O sucesso da reanimação cardiorrespiratória (RCR) depende do tempo entre a ocorrência e o início do tratamento, da harmonia e sincronismo da equipe e da capacitação dos profissionais. Buscamos capacitar nossa equipe para ampliar nossa qualidade na assistência”, explica a coordenadora do Núcleo de Gestão da Qualidade do HGV e uma das instrutoras do treinamento, enfermeira doutoranda Susane Castro.
Dez profissionais do HGV foram capacitados pelo Hospital Alemão Osvaldo Cruz (HAOC), de São Paulo, para serem multiplicadores das técnicas padronizadas para casos de emergências em parada cardiorrespiratória. O HAOC ainda cedeu, por dois meses, bonecos para a simulação realística.