Publicada em 28 de Abril de 2016 �s 11h56
O Hospital Getúlio Vargas (HGV) realiza, nesta sexta-feira (29), a primeira cirurgia de Lobectomia Pulmonar por Videotoracoscopia utilizando tecnologia avançada que reduz o tempo cirúrgico, a morbidade do paciente e o tamanho das incisões. A cirurgia será realizada pelos cirurgiões torácicos Francisco Neto, de Fortaleza-CE, e Cromwell Carvalho, do HGV.
O coordenador da Clínica Pneumológica do HGV, Cromwell Carvalho, explica que o procedimento irá utilizar uma técnica minimamente invasiva com menor risco para o paciente. Além de propiciar uma recuperacão mais rápida, retorno ao trabalho precoce e morbidade menor.
Segundo Cromwell, o HGV e a equipe de Cirurgia Torácica já realizam a técnica, mas a novidade é que, nesse procedimento, irão utilizar grampeadores endoscópicos, bisturis e pinças com ultrassom como energia (bisturi harmônico) e clipadores de última geração. “Esses equipamentos ajudam a reduzir o tempo de ligadura dos vasos que poderiam demorar horas em segundos”, destaca o cirurgião.
Cromwell explica que a cirurgia será realizada na paciente A. A. S, de 36 anos, portadora de provável lesão congênita com infecção secundária e episódios de pneumonias de repetição. "A paciente teve três internações por pneumonia nos últimos dois anos e hemoptise (escarros com sangue). Na cirurgia tradicional, teríamos que fazer incisões de até 30 centimetros. Com essa tecnologia, podemos fazer com incisões de 2-3 centimetros, ou pouco mais, o que proporciona melhor efeito estético e menor agressão para o paciente", destaca o coordenador.