Publicada em 02 de Abril de 2016 �s 12h31
O Hospital Getúlio Vargas (HGV) promoveu, neste sábado (2), mutirão nas áreas de Urologia e Vascular. Foram 17 cirurgias urológicas e três cirurgias vasculares. O objetivo é agilizar o atendimento de pacientes com hipertrofia prostática que estão usando sonda vesical e pacientes graves que precisavam de angioplastia e implante de filtro de veia cava. Participaram três cirurgiões urológicos, dois cirurgiões vasculares, dois anestesistas, enfermeiros e técnicos de apoio.
Em urologia, foram realizadas sete prostatectomias, uma nefrectomia, três postectomias, duas correções de hidrocele e uma de varicocele, e três resseccões endoscópicas de próstata. Participaram da ação os cirurgiões Alesse Ribeiro, Wagner Bona e Lázaro Soares. Além do anestesista Antônio Urias e as enfermeiras Rita de Cássia e Letícia Luz.
Já na vascular, foram duas angioplastias, uma de carótida e uma de membro inferior, e um implante de filtro de veia cava. Um dos pacientes que passou por procedimento foi o senhor F. S., de 65 anos, que sofreu um acidente vascular cerebral (AVC). "No caso dele, colocamos um stent para evitar que ele venha a sofrer um novo derrame", explica o cirurgião vascular Martônio de Assunção.
Ainda participaram da ação o cirurgião vascular Nilo Luiz de Macêdo, o anestesista Fernando Martins, a enfermeira Claudicéia Noleto, as técnicas de enfermagem Cardênia Batista, Ana Clara Tavares e Maria da Cruz Pereira e o tecnólogo Raimundo Aguiar.
Além dos procedimentos realizados neste sábado, o Serviço de Cirurgia Vascular do HGV também faz embolização de pseudoaneurisma, embolização da artéria brônquica, arteriografia periférica, aortografia, flebografia e correção endovascular de aneurisma de aorta e ilíaca.