Publicada em 31 de Outubro de 2015 �s 08h45
Nessa sexta-feira (30), dia de ponto facultativo em alusão ao Dia do Servidor Público, o Serviço de Endoscopia do Hospital Getúlio Vargas (HGV) promoveu uma ação que beneficiou doze pacientes com exames de colonoscopia. O procedimento permite a visualização direta do interior do reto, cólon e parte do íleo terminal (final do intestino delgado). Neste sábado (31) estão previstos mais 14 procedimentos.
A diretora do HGV, Clara Leal, explica que essa foi a primeira etapa das ações programadas pela Secretaria de Estado da Saúde e direção do Hospital para ampliar a realização desse tipo de exame e, assim, reduzir o tempo de espera do usuário por uma colonoscopia.
“Temos uma demanda reprimida. Mas estamos trabalhando em conjunto para resolver a situação. Somente em dois dias, 26 pessoas serão beneficiadas. Nossa intenção e esforço é para criar as condições necessárias de aumentar ainda mais o volume de exames realizados”, enfatiza a diretora.
Segundo a médica Maria Helena Santos, o exame tem o objetivo de diagnosticar doenças colorretais e também de prevenção, uma vez que pólipos (crescimento anormal de tecido na parede interna do cólon ou do reto) e cânceres intestinais podem se desenvolver de forma silenciosa. “O pólipo adenomatoso, por exemplo, por não apresentar sintomas, pode se tornar maligno”, completa.
“Estou aliviado e feliz”. Essa foi a sensação descrita pelo agricultor Martin Pereira, 48 anos, da cidade de Manoel Emídio, enquanto aguardava ansiosamente pela vez dele para ser submetido ao exame. “Sinto muitas dores na barriga. Agora sei que vou tirar qualquer dúvida e saber o que eu tenho de verdade e, se preciso, começar o tratamento”, comentou.
Além de colonoscopia, o Serviço de Endoscopia do HGV realiza, também, exames de endoscopia e broncoscopia (visualização das fossas nasais, nasofaringe, laringe, traquéia e brônquios). Já os procedimentos terapêuticos oferecidos são a ligadura elástica (tratamento das varizes de esôfago), polipectomia (remoção de pólipos do cólon ou do estômago) e esclerose (retirada das varizes do esôfago).
Centro Cirúrgico
Também na sexta-feira (30), o Centro Cirúrgico do Hospital funcionou normalmente, quando foram realizadas 20 cirurgias nas áreas de Ortopedia, Cirurgia Vascular, Cirurgia Plástica e Neurocirurgia.