Publicada em 30 de Abril de 2016 �s 11h24
O Serviço de Hemodinâmica do Hospital Getúlio Vargas (HGV) realiza neste sábado (30), cinco embolizações de hemangiomas em crianças e adultos decorrentes de malformação vascular congênita. Segundo a diretora do HGV, Clara Leal, o objetivo é agilizar o atendimento de pacientes que necessitam dos diferentes tipos de procedimentos que somente o HGV oferece. “A intenção é atender o maior número de pessoas, para isso estamos abrindo o serviço também aos finais de semana, conforme orientação da Secretaria Estadual da Saúde”, completa.
Uma das crianças beneficiadas é o filho do pedreiro Dinael Oliveira, que mora no bairro Ilhotas em Teresina. Dinael relata que I.B.S, 10 anos, sente muita dor no quadril que o impede de caminhar. "Quando meu filho tem crises, incha o lado esquerdo do quadril e ele não consegue caminhar de tanta dor. Não aguento mais ver o sofrimento do meu filho. Agora sei que ele vai ficar bem", respira aliviado o pai de I.B.S.
O cirurgião vascular, Nilo Luiz, que faz parte da equipe da Hemodinâmica do HGV, explica que os hemangiomas são decorrentes de malformação congênita e que o tratamento através de embolização é necessário tanta pelo fator estético, como para resolver o problema do incômodo que a dor provoca. "Os hemangiomas não regridem espontaneamente e, na fase adulta, provocam hipertrofia progressiva da área afetada", explica o cirurgião.
A equipe da Hemodinâmica que está realizando os procedimentos neste sábado(30) é composta pelos cirurgiões vasculares Martônio de Assunção (coordenador); Nilo Luiz e Rodrigo Albergaria; do anestesista Fernando Martins e a enfermeira Claudicéia Noleto. Além de técnicos de apoio.