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O processo de Acreditação foi desenvolvido para criar uma cultura de segurança e

HGV cumpre mais uma etapa do processo de Acreditação

Publicada em 24 de Janeiro de 2013 �s 12h05


  						Hospital Getúlio Vargas (HGV)						 (Foto:Paulo Barros)					Hospital Getúlio Vargas (HGV) (Foto:Paulo Barros)

Iniciou nesta quinta-feira (24) e prossegue até sexta-feira (25), a quarta etapa do treinamento dos profissionais do Hospital Getúlio Vargas (HGV) para o processo de Acreditação do Hospital, junto à Joint Comission International (JCI). O processo faz parte do Projeto de Reestruturação dos Hospitais Públicos, uma parceria entre o Ministério da Saúde (MS) e o Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS).

Nesta quinta-feira (24), participam do treinamento, ministrado pelo Gerente de Projetos do Consórcio Brasileiro de Acreditação (CBA), Antônio Jorge, os membros da Comissão de Gerenciamento de Risco, formada por profissionais das consideradas áreas críticas, devido às suas complexidades, que envolve a Unidade de Terapia Intensiva (UTI), Serviço de Nefrologia, Central de Material e Esterilização (CME), Centro Cirúrgico e Serviço de Processamento de Roupas (SPR).

Também participaram do treinamento o diretor-geral do HGV, Carlos Iglézias Brandão, o diretor técnico Sebastião Martins, a diretora do Ambulatório Integrado, Clarice Lira, a gerente de Enfermagem, Cecília Rocha, e a assessora de Projetos e Convênios, Ana Célia Santos.

Carlos Brandão explica que a Acreditação Hospitalar é uma certificação exclusiva para instituições de saúde, visando garantir a qualidade da assistência por meio de padrões previamente definidos. “O maior beneficiário é o usuário, que passa a contar com serviços controlados, conferindo mais segurança e qualidade na assistência”, disse.

De acordo Iglézias, a próxima etapa do processo acontecerá de 25 a 28 de fevereiro, quando o HGV receberá a visita de três avaliadores do Consórcio Brasileiro de Acreditação. A equipe, formada por um médico, um enfermeiro e um administrador, fará um diagnóstico objetivo acerca do desempenho do Hospital, incluindo as atividades de cuidado direto ao paciente e aquelas de natureza administrativa.

“A partir desse diagnóstico teremos condições de desenvolver um plano de ação capaz de promover efetivas melhorias nas práticas do Hospital,  abrangendo todos os seus serviços e segmentos”, acrescenta.

O que é Acreditação?

Acreditação é um processo no qual uma entidade, geralmente não-governamental, separada e independente da instituição de saúde (que será Acreditada) avalia a instituição de saúde para determinar se ela atende a uma série de pré-requisitos (padrões) criados para melhorar a segurança e a qualidade do cuidado.

Quais os benefícios da Acreditação?

O processo de Acreditação foi desenvolvido para criar uma cultura de segurança e qualidade no interior de uma instituição que se empenha em aperfeiçoar continuamente os processos de cuidado ao paciente e os resultados obtidos. No Brasil existem 41 instituições Acreditadas com o selo internacional da JCI.



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Fonte: Governo do Estado �|� Publicado por:
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