Haddad indica que usará...
O pré-candidato do PT na eleição municipal de São Paulo, Fernando Haddad, indicou nesta quarta-feira (15) que vai explorar a renúncia de José Serra à prefeitura em 2006, caso o tucano confirme sua entrada na disputa.
Eleito em 2004, Serra renunciou com menos de um ano e meio de mandato para concorrer ao governo do Estado. Na campanha, em sabatina da Folha, ele havia assinado documento em que se comprometia a cumprir os quatro anos na prefeitura.
"Eu levo em consideração o compromisso que as pessoas assumem publicamente", disse Haddad, em entrevista após dar palestra no Sindicato dos Comerciários, no centro.
"Vai da consciência de cada um. As pessoas são livres para votar, estamos numa democracia. Mas me parece que os compromissos assumidos são fatos importantes", afirmou.
Haddad disse acreditar que o prefeito Gilberto Kassab (PSD), que negocia apoio ao PT, optará por Serra caso ele dispute a eleição.
"Kassab tinha hierarquizado suas prioridades fazendo questão de mencionar como a primeira o apoio a José Serra. E eu sempre disse que, até em função disso, não podíamos tomar outra atitude que não buscar alianças com os partidos da base da presidente Dilma."
O petista afirmou ainda que conta "desde sempre" com a hipótese de enfrentar o ex-governador. "Se você pegar minhas entrevistas recentes, eu colocava este cenário como o mais provável."