Três lojas da rede Americanas foram interditadas pela Guarda Municipal de Teresina nesta terça-feira (31). Os estabelecimentos estão situados nas Avenidas Presidente Kennedy, Dom Severino e outro no centro da cidade. A rede ainda não se posicionou sobre o caso. Na segunda-feira (30) o Prefeito de Teresina assinou um novo decreto reforçando isolamento e fechamento de atividades não essenciais. Procurada pelo G1, as lojas Americanas não se posicionaram até o fechamento desta reportagem.
De acordo com a Guarda Municipal, o serviço prestado pela loja não se enquadra como essencial e a rede já teria sido notificada anteriormente, por isso em caso em de abertura a medida mais efetiva no momento é a interdição. Até que seja assinado um novo decreto revogando as medidas da quarentena em Teresina, o comércio no centro, shoppings e nos bairros deve permanecer fechado.
"A Guarda Municipal já havia comparecido às lojas Americanas para notificar e agora foram interditadas as três lojas. É a medida mais enérgica para essa situação", informou o secretário Samuel Silveira, da Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi).
Isolamento social e decretos de calamidade
Para evitar a contaminação pelo vírus, o isolamento social e medidas emergenciais foram determinadas por meio de decretos do governo do estado e das prefeituras, como na capital piauiense, para que a população fique em casa e evite ao máximo ir às ruas.
Policiais fazem abordagens nas fronteiras do estado a ônibus e veículos particulares. Escolas, universidades e a maior parte do comércio, assim como serviços públicos, suspenderam as atividades. Os decretos preveem que quem descumprir as regras pode ser penalizado com multa ou até prisão.