Cinco homens armados invadiram e realizaram um assalto na manhã desta segunda-feira (20) no Centro de Ensino de Tempo Integral Portal da Esperança, no bairro Aroeiras, Zona Norte de Teresina. Um dos suspeitos, preso pela polícia, foi reconhecido pela diretora da escola como aluno da unidade.
Segundo a polícia, os homens portavam facas e revólveres e tinham o rosto coberto. Eles entraram na escola por volta das 7h e dois vigias reagiram.
“Os vigias foram feridos com golpes de faca porque entraram em luta corporal com dois bandidos. Um suspeito foi ferido e preso e a diretora disse que ele é aluno no turno da noite”, informou o capitão Carlos, subcomandante da Companhia Independente de Policiamento Escolar (CIPE) da Polícia Militar.
Rodrigo Oliveira, professor de história da escola, contou que foram momentos de pânico. Uma professora abriu o portão e foi surpreendida pelos cinco homens. Acontecia no momento a acolhida dos alunos, quando há mensagens e execução do hino nacional. Segundo o professor, os bandidos já entraram anunciando o assalto, foram ao local onde os alunos estavam e houve um pânico generalizado.
"Alunos e funcionários correram para todo lado e os assaltantes se dispersaram. Eles tentaram roubar os alunos, alguns jogaram os aparelhos no chão para entregar logo. Eles ainda atiraram na direção de um funcionário, que por sorte não foi baleado, foi quando um dos vigilantes avançou com um facão para cima de um deles".
Nesse momento, os outros suspeitos reagiram e agrediram bastante o vigilante, usando facas e com golpes de pedra na cabeça do homem. Os bandidos fugiram em seguida.
O jovem preso foi identificado pela PM como Mikael Gustavo da Silva, 19 anos. Após ser atingido com um golpe de faca, ele foi para o Hospital do Satélite, Zona Leste da capital, onde foi localizado pela polícia e preso.
Outros dois suspeitos foram identificados, mas ainda não foram presos. A polícia tenta identificar mais dois envolvidos no crime. Na ação, foram roubados celulares de professores, alunos e funcionários da escola que ainda não foram recuperados.
Não há informações sobre o estado de saúde dos vigias da escola, identificados como Elizeu Ferreira de Sousa, 62 anos, e José Quirino de Almeida, 57 anos, e nem do suspeito preso.
A escola foi inaugurada há apenas seis meses e esta é a primeira ação de bandidos no local. A Secretaria Estadual de Educação emitiu nota sobre o ocorrido.
Leia a íntegra da nota da Seduc:
Sobre o assalto ocorrido nesta segunda-feira (20), no Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) Portal da Esperança, localizado na zona leste de Teresina, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) informa que a Companhia Independente de Policiamento Escolar (CIPE) foi acionada e está fazendo diligências na região, juntamente com as viaturas táticas do 5º BPM, com o intuito de prender os acusados, que infelizmente conseguiram escapar.
A Seduc informa ainda que está prestando socorro aos dois vigias que ficaram feridos durante o ocorrido. Dois suspeitos já foram identificados e a polícia está empenhada na captura dos mesmos. A Seduc informa ainda que essa é a primeira vez que a unidade sofre com esse tipo de violência e que a CIPE irá reforçar as rondas na região, a fim de aumentar a segurança e coibir esse tipo de ação.