Publicada em 18 de Março de 2013 �s 17h30
O Governo do Estado vai reativar mais de mil poços que estavam parados por falta de manutenção ou quebrados por falta de peças. O recurso de R$ 3,5 milhões já foi autorizado e publicado no Diário Oficial da União. O investimento foi disponibilizado após uma reunião do governador Wilson Martins com o ministro da Integração Nacional Fernando Bezerra.
A expectativa é que mais de 117 mil famílias de todo o semiárido sejam beneficiadas pela medida. As cidades onde há déficit de abastecimento são prioridades. O Governo do Estado trabalha com projetos e parcerias diretas com o Governo Federal no intuito de diminuir o impacto da seca. De acordo com o governador, com a execução de projetos como o de recuperação de poços o piauiense terá melhores condições para conviver com a falta de chuvas.
Wilson acrescenta que o projeto vai recuperar poços tamponados e equipar as estruturas abandonadas. Será feito um estudo para saber da disponibilidade de água nos poços. “Este é mais um dos projetos que estamos colocando a disposição do piauiense no intuito de combater a seca que devasta boa parte do Piauí. A situação preocupa, mas vamos buscar meios para diminuir cada vez mais o efeito devastador da estiagem. Não vamos poupar esforços quando o assunto for dar melhores condições para o piauiense que mora no semiárido”, garante.
O Piauí ainda conta com recursos do Programa Água para Todos, usados em investimentos em segurança hídrica, em recuperação de equipamentos de poços, construção de pequenas barragens de acumulação e pequenos sistemas de abastecimento de água.
Em Jaicós, no sudoeste do Piauí, a perfuração de poços foi essencial para garantir água para os moradores da cidade. Depois que o Açude Tiririca, o maior do município, poços foram perfurados para garantir o abastecimento das casas.