Publicada em 06 de Janeiro de 2016 �s 13h19
Após verificar as condições em que se encontra a ponte localizada na PI-117 que liga os municípios de Batalha a Esperantina, a 170 quilômetros de Teresina, engenheiros do Departamento de Estradas de Rodagens (DER) optaram por construir uma outra no local da antiga. A ponte desabou na noite da última sexta-feira (1º).
Além dessa, o Governo do Estado vem fazendo um levantamento das pontes que precisam de intervenções urgentes, de reforma ou mesmo de um novo projeto de recuperação estrutural.
No caso da ponte da PI-117, os técnicos do DER concluíram que, pela estrutura ser antiga, a passagem de uma carreta pelo local pode ter acelerado o processo de desabamento da estrutura, já que a ponte apresentava danos.
“Um decreto emergencial autorizado pelo governador Wellington Dias permitirá a construção de uma nova ponte no local da que cedeu após a chuva do último dia primeiro de janeiro, isso num tempo hábil. Por conta da estrutura estar comprometida, preferimos demolir por completo e construir do zero uma nova ponte”, explica o diretor-geral do DER, José Dias.
O diretor, acompanhado de engenheiros e técnicos, esteve no local e determinou a construção de um desvio para não prejudicar o trânsito na região. “Antes mesmo da decisão de demolirmos a ponte, já providenciamos a sinalização e interditamos a via por segurança, mas os motoristas já estão usando um desvio e assim possibilitamos a normalidade no trânsito”, comenta Dias.
De acordo com o diretor, o levantamento da situação das pontes do estado deve ser finalizado até o primeiro semestre deste ano. "A ordem do governador Wellington Dias é recuperar ou mesmo construir novas estruturas dependendo da necessidade”, conclui José Dias.