Publicada em 11 de Agosto de 2011 �s 21h05
Segundo o governador, deverá ser concluída até dezembro Mensagem Governamental estipulando o aumento dos policiais militares do Piauí para os próximos quatro anos, como foi feito em estados como Pernambuco e Minas Gerais. “Nossa ideia é garantir um aumento maior que o dos últimos quatro anos, que foi de 53%, a ser dado em quatro parcelas. Mandaremos essa mensagem à Assembleia Legislativa até dezembro”, disse o governador sobre o projeto que está sendo elaborado pelo secretário estadual de Administração, Paulo Ivan, e o comandante geral da Polícia Militar do Piauí, coronel Rubens Pereira.
A mensagem deverá levar em consideração, além do aumento da categoria nos últimos quatros anos, a situação econômica do Estado. O governador também solicitou que o projeto preveja a inclusão de algumas gratificações como vencimentos. “Isso permite que esse valor seja levado quando da aposentadoria, como fizemos com a produtividade dos médicos. Esse é um ganho significativo”, afirmou Wilson Martins.
Outra diretriz do projeto que será enviado aos deputados estaduais é assegurar que os policiais militares que possuem menores rendimentos tenham aumento mais elevado. “Além disso, queremos que esse projeto seja construído com a categoria”, complementou Wilson Martins.
O governador autorizou a Procuradoria Geral do Estado a tomar todas as providências legais relacionadas à paralisação. “Temos de fazer cumprir a Lei e punir quem estiver cometendo irregularidade”, ressaltou. Wilson Martins determinou ainda que o Gabinete Militar, a Policia Militar e as Secretarias Estaduais de Segurança Pública e de Justiça articulem ações para que seja solucionado o problema.
Governador destaca ganhos e melhorias de condições de trabalho da PM
Durante a reunião, o governador ressaltou que o aumento salarial da categoria em 2011 foi superior ao aumento geral e que estão sendo feitos investimentos em equipamentos para a PM e que o Governo tem investido em melhores condições de trabalho para os policiais militares.
“O motivo dessa greve certamente não é questão salarial. Estou tranquilo em relação à questão salarial. Os policiais militares do Piauí não ganham o que o governador deseja, mas demos aumento de 11% para os militares este ano enquanto o aumento geral foi de 7,1%”, comentou o governador Wilson Martins. “Estamos em dia com a PM, com aumento votado em Lei a aceito pela categoria”, acrescentou.
O governador lembrou que em pouco mais de um ano foram convocados mais de 700 policiais militares concursados para reforçar o efetivo da corporação e que foram compradas, nesse período, 67 viaturas, além de 2.400 coletes (registro de preço) e 350 pistolas.