Publicada em 10 de Março de 2014 �s 11h50
O Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual da Educação e Cultura (Seduc), segue em ritmo acelerado com o programa de reforma e ampliação das escolas estaduais no Piauí. Ao todo, são mais de 100 obras de reforma e ampliação espalhadas por todo o território piauiense. Muitas delas já estão concluídas e, por isso, seguem com o calendário normal de aulas.
“A Educação foi uma das nossas prioridades. Investimos não só na ampliação e reforma de escolas, como também na melhoria dos rendimentos dos professores, bem como no aumento de bolsas de mestrado e doutorado para que os docentes possam se qualificar e, com isso, proporcionar melhores condições de ensino e aprendizagem aos alunos. Outro programa inédito é o intercâmbio Aprender é uma Viagem, que leva alunos da rede pública para estudar línguas em outros países”, enumera o governador Wilson Martins.
Em Teresina, quatro importantes colégios se encontram em reforma, passando por um processo de ampliação e aquisição de equipamentos para garantir mais qualidade ao ensino ofertado aos estudantes. São eles: o Centro Estadual de Educação Profissional (Ceep) Edgar Tito, a Unidade Escolar Lourival Parente, Unidade Escolar João Clímaco D'almeida e o Centro de Ensino Médio e Profissional de Tempo Integral (Cempti) Zacarias de Góis, mais conhecido como Liceu Piauiense.
"Dentro do nosso planejamento, até o próximo dia 24 de março é para que todos estejam funcionando plenamente", garantiu o secretário da Educação, Átila Lira, ao comentar que todo o calendário escolar dessas escolas foi reformulado e não trará nenhum prejuízo aos alunos e professores. "Já estamos concluindo as obras, sem prejuízos para a escola. Todos os prédios estão sendo totalmente reformados e ampliados para garantir mais qualidade e conforto aos estudantes, servidores e professores", destaca.
Melhor infraestrutura e equipamentos nas escolas
Na Unidade Escolar João Clímaco D'almeida, por exemplo, foi investido cerca de R$900 mil, oriundos do Tesouro Estadual. Foram reformadas e ampliadas salas de aula, laboratórios de informática e ciência, quadra poliesportiva, adequação de banheiros e feito toda a parte de urbanização e pintura.
Em um dos mais tradicionais colégios de Teresina, o Liceu Piauiense, a reforma foi de emergência. Devido às fortes chuvas que caíram nos últimos dias, o colégio sofreu alguns problemas na cobertura, resultando em vazamentos e problemas nas instalações elétricas. "Estamos recuperando tudo isso em regime de emergência. Toda a instalação foi restaurada, troca de lâmpadas, tomadas e toda a parte de pintura também foi refeita. No Liceu foi uma ocorrência de imprevisto, mas trabalhamos muito para resolver todos os problemas", explicou o diretor de Engenharia da Seduc, José Raimundo.