Publicada em 05 de Novembro de 2014 �s 10h09
O Governo do Estado regulamentou os cursos de atualização e complementação para servidores do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), contemplando os cargos de diretor-geral, diretor de ensino, instrutor de trânsito e instrutor de trânsito de curso especializado. A medida leva em conta a necessidade de aprimoramento e atualização dos profissionais dos Centros de Formação de Condutores (CFCs), conforme regulamentou a resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).
Os funcionários deverão frequentar curso de atualização a cada cinco anos. Para cada cargo, as noções trabalhadas são específicas para o desempenho de suas funções. No caso de diretores-gerais, trabalha-se gestão e direito administrativo e segurança no trabalho. Para diretores de ensino, foca-se na gestão e supervisão escolar e segurança no trabalho. Enquanto para instrutores de trânsito, trabalha-se legislação de trânsito, requalificação didática, educacional e segurança no trânsito. Cada curso é dividido em dois módulos.
Para a atualização do registro dos profissionais junto ao Detran-PI é necessária a apresentação do certificado de conclusão de curso de atualização, tendo em vista que o certificado passa a fazer parte da relação de documentos necessários para o credenciamento e renovação de credenciamento do Centro de Formação de Condutores. A decisão foi publicada no Diário Oficial do Estado, na última terça-feira (4).