Publicada em 23 de Junho de 2014 �s 12h08
O Governo do Estado, através da Coordenadoria Estadual de Enfrentamento às Drogas (CEDrogas), está realizando a Semana Estadual de Políticas Sobre Drogas, que foi iniciada no domingo (22), e segue até a próxima sexta-feira (27). A Semana reúne ações de combate ao uso de entorpecentes e álcool em todo o Estado do Piauí.
Na manhã desta segunda-feira (23), uma blitzen educativa foi realizada na Av. Joaquim Nelson, no Bairro Dirceu Arcoverde, em Teresina, com o objetivo de sensibilizar os motoristas sobre os riscos do uso de álcool e outras drogas na condução de veículos. A ação é realizada em parceria com o Detran-PI, através da Escola Piauiense de Trânsito (EPT) e outros órgãos como: Secretaria da Saúde (Sesapi), Coordenadoria da Juventude (Cojuv), Secretaria da Educação (Seduc), Secretaria da Justiça (Sejus), Polícia Militar e Policia Rodoviária Federal.
Para a coordenadora da CEDrogas, Jeanete Souza, esta ação é um trabalho de articulação e mobilização que acontece em todos os municípios do Estado. “Estamos realizando esse trabalho de forma preventiva chamando a atenção dos condutores para conscientização do uso de álcool e drogas no trânsito. Todos os 224 municípios do Estado, também estão participando com suas ações de prevenção de forma independente, em parceria com as prefeituras e as redes psicossocial de cada município”, explica a coordenadora.
A Policia Militar também participa dessa ação por meio do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), do Cidadão Mirim e da Cavalaria. Os três programas estarão mobilizados no sentido de informar, esclarecer e alertar sobre os prejuízos do uso de drogas. Cerca de 10 escolas municipais de Teresina irão receber a visita de instrutores do Proerd durante a Semana de Política sobre Drogas. “Além dos riscos sobre o consumo de drogas, os instrutores também destacarão os ensinamentos a respeito da importância da valorização da amizade e resgate da união familiar. Nós temos lições que abrangem desde o público infantil, a partir de 4 anos, até os pais e familiares”, explica a coordenadora do Proerd, major Elizete.
Segundo a condutora Lianara Felix, a ação é importante para alertar os condutores de veículos no cuidado com relação ao uso de álcool e drogas no trânsito. “A vida é o nosso maior bem, por isso acho importante essa campanha, pois nos ajuda a não esquecer de agir com prudência, extrapolando nossos limites no trânsito” afirma a condutora.
Dia D
Além das ações e atividades de prevenção realizadas durante a Semana pelo Detran e Polícia Militar. No dia 26, das 17h às 21h, no Parque Potycabana, acontece o Dia D da Semana Estadual de Política sobre Drogas. Nesse dia vai ser realizada uma série de atividades como exposições, rodas de conversas com depoimentos de usuários relatando suas histórias de vida, atividades esportivas e premiações.