O Governo do Estado e a Câmara Setorial de Apicultura realizam, de 08 a 12 de abril, em Picos, a Semana de Educação Ambiental e Fiscalização para preservação do ambiente apícola. A ação foi motivada por acontecimentos recentes que envolveram a morte de abelhas na região de Monsenhor Hipólito por envenenamento. O objetivo é alertar e conscientizar produtores, cajucultores e apicultores sobre o uso indiscriminado de agrotóxicos e os riscos que esses trazem para a saúde humana, para o meio ambiente e para a economia do estado.
Durante a semana serão desenvolvidas ações de fiscalização e de educação. A fiscalização ocorrerá em estabelecimentos comerciais e fazendas e a educação ambiental com visitas às prefeitura municipais, secretarias municipais de agricultura, instituições parceiras e aos Sindicatos de Trabalhadores Rurais (STTR).
Ao final, será realizado, dia 11 de abril, às 08h, um encontro com os agricultores familiares para tratar sobre o uso de agrotóxicos e os riscos de sua utilização e dia 12 de abril, às 8h, será realizado o Fórum com Cajucultores e Apicultores para falarmos sobre a preservação do ambiente apícola. Os dois eventos serão realizados no Centro Integrando de Atendimento ao Cidadão (Caic), localizado no Piauí Shopping, no bairro Canto da Várzea, em Picos.
Liz Meireles, diretora de Agricultura Familiar da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural (SDR), destaca a importância da ação. ‘’Temos que ter em mente que o uso indiscriminado de agrotóxicos é crime, e coloca em risco a saúde humana, o meio ambiente e setores da economia do estado. Registrar que o mel é o segundo produto de nossa pauta de exportação, que extremamente valorizado porque tem a certificação orgânica. Desta forma, é imperativo que o Estado se envolva com esta discussão, para proteger os polos de desenvolvimento da apicultura”, disse a gestora.
O uso dos agrotóxicos nos polos de apicultura pode prejudicar a certificação do produto, podendo reduzir até 40% do valor do mel atualmente. Daí, esta ação buscará principalmente esclarecer sobre o uso dos agrotóxicos, as estratégias para desenvolver a atividade apícola e melhorar o custo de produção.
Paulo Henrique Miranda, presidente da Câmara Setorial de Apicultura do Piauí, e diretor da Via Natural, apontou a necessidade do evento e a importância deste. ‘’Nas últimas semanas, temos acompanhado fatos que estão ligados à mortalidade de abelhas, e buscando evitar que isso ocorra novamente, resolveu-se promover o evento da Semana de Educação Ambiental e de Fiscalização, buscando essa atenção redobrada e reeducação sobre o uso indiscriminado de agrotóxicos que podem prejudicar a produção de mel no Piauí, produto hoje que é o 2º colocado em nível de importação do Piauí, revelando uma posição econômica de destaque e de suma importância para economia do estado. Assim como em Picos, serão realizadas nos próximos meses, mais ações como essas em outras regiões do Piauí’’, destacou o presidente.
Nas próximas semanas, serão desenvolvidas também ações similares na região norte do Piauí, próximo à região de Piripiri e também na região de São Raimundo Nonato.
Programação
08, 09 e 10 de abril - Visitas de fiscalização dos estabelecimentos comerciais e fazendas e de visitas às secretarias municipais de agricultura e STTRs para falar sobre os agrotóxicos e os riscos do uso destes.
11/04 - Reunião com os agricultores familiares para falar sobre os agrotóxicos e os riscos do uso destes.
12/04 - Fórum com cajucultores e apicultores sobre a preservação do ambiente apícola.
Autoria: Diego Barlo